sexta-feira, 23 de novembro de 2007

PAPA PRESIDE AMANHÃ CONSISTÓRIO PARA CRIAÇÃO DE 23 CARDEAIS

O papa Bento XVI celebrará amanhã, 24, às 10h (horário de Roma), o Consistório Ordinário Público para a criação de 23 cardeais, entre eles, o arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer.
Após a saudação litúrgica, o papa lerá a fórmula de criação e proclamará solenemente os nomes dos novos cardeais. O primeiro deles se dirigirá ao papa em nome de todos os demais. Em seguida, acontecerão a Liturgia da Palavra, a homilia do papa, a profissão de fé e o juramente por parte dos novos cardeais. Após o juramento, cada novo cardeal se aproximará e ajoelhará diante do papa para receber o barrete cardinalício e a atribuição de um título ou diaconia.
O papa colocará o barrete sobre a cabeça do novo cardeal e dirá: És vermelho como sinal da dignidade do ofício do cardeal e significa que estás preparado para atuar com fortaleza, a ponto de derramar teu sangue pelo crescimento da fé cristã, pela paz e harmonia entre o povo de Deus, pela liberdade e extensão da Santa Igreja Católica Romana”.
O papa entregará a Bula de criação do cardeal, assinará o título ou diaconia de uma Igreja de Roma e abraçará os novos membros do Colégio Cardinalício.
O rito será encerrado com uma oração dos fiéis, a reza do Pai Nosso e a benção final.
No domingo, dia 25, solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, Bento XVI presidirá uma missa concelebrada pelos novos cardeais, durante a qual entreguará a cada um o anel cardinalício. A missa terá início às 10h30 (horário de Roma).
O Consistório e a missa para a entrega do anel cardinalício serão transmitidos ao vivo para o Brasil pelas tvs Canção Nova, TV Século XXI e Rede Vida, a partir das 7h30 (horário de Brasília).
Com a criação dos 23 cardeais, o Colégio Cardinalício passará a ter 201 membros, sendo que 120 eleitores. Dos 201, 104 são cardeais europeus; 20, da América Setentrional; 34, da América Latina; 18, da África; 21, da Ásia e 4, da Oceania.
Os cardeais atuam como conselheiros do papa, por meio dos Consistórios convocados pelo pontífice. Esses consistórios podem ser ordinários ou extraordinários. Nos ordinários, reúnem-se os cardeais presentes em Roma, bispos, sacerdotes e convidados especiais. Geralmente esses consistórios são convocados pelo papa para fazer alguma consulta sobre questões importantes ou para realizar alguma solenidade especial. Já para os consistórios extraordinários são convocados todos os cardeais. Neles são tratados assuntos que requerem necessidades especiais ou de maior gravidade.
Ainda no dia 25, durante a noite, dom Odilo Pedro Scherer será recebidpo pela Embaixada brasileira junto à Santa Sé. No dia 26, 11h (horário de Roma), o arcebispo de São Paulo participará de uma audiência com o papa e os demais cardeais com suas comitivas, na Sala Paulo VI.
No Brasil, a arquidiocese de São Paulo prepara uma recepção solene, que acontecerá no dia 30 de novembro, às 8h, no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos. No dia 2, às 15h, na Catedral da Sé, acontecerá uma celebração eucarística, da qual participarão cardeais, bispos, clero, autoridades civis, representantes das paróquias, comunidades e pastorais da arquidiocese.

Nenhum comentário: