segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

NOTA DA ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE SOBRE O CARDEAL LORSCHEIDER

Arquidiocese de Belo Horizonte recebeu com pesar a notícia do falecimento do eminentíssimo Cardeal Dom Aloísio Lorscheider, Arcebispo Emérito de Aparecida, ocorrido no dia 23 de dezembro de 2007, às 5h20, no hospital São Francisco, em Porto Alegre, RS.
Dom Aloísio foi bispo de Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul; Arcebispo de Fortaleza, no Ceará, e de Aparecida, sua última diocese, onde permaneceu até março de 2004.
Com enorme sabedoria e dedicação, tornou-se um exemplo e referência para todo o episcopado do Brasil. Exerceu importantes cargos na Igreja, tendo-os desempenhado com grande competência: Secretário-Geral e Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) e da Cáritas Internacional, e um dos presidentes da III Conferência Geral dos Bispos da América Latina e do Caribe, em Puebla.
Criado Cardeal pelo papa Paulo VI, em 1976, Dom Aloísio participou dos conclaves que elegeram os papas João Paulo I e João Paulo II, ambos em 1978.
Às vésperas do Natal, festa da vida e do amor, ele ouve o chamado do Redentor: “Servo bom e fiel, entra na alegria do teu Senhor” (Mt 25,21).
Belo Horizonte, 24 de dezembro de 2007.
CNBB

Nenhum comentário: