sábado, 26 de janeiro de 2008

ARQUIDIOCESE DE APARECIDA PARTICIPA DA JORNADA UNIVERSITÁRIA DA EUROPA E DA AMÉRICA

Europa e América juntas para construir a civilização do amor. Este é o tema da Jornada Universitária da Europa e da América, promovida pela Santa Sé.
O evento que, no Vaticano, será presidido pelo papa Bento XVI, acontecerá no dia 1º de março. Entretanto, envolve outras cidades da Europa e América, entre elas Aparecida (SP), que transmitirá Jornada por meio da TV Aparecida.
Jovens universitários de todo o país foram convocados pelo arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno Assis, para participar da jornada no Santuário Nacional, a partir das 10h do dia 1º de março.
Segue, na íntegra, a carta de dom Damasceno.
A Arquidiocese de Aparecida, mais uma vez, tem a honra de ter sido escolhida pela Santa Sé para participar da “Jornada Universitária da Europa e da América”, que se realizará no dia 1º de março deste ano, presidida pelo Santo Padre Bento XVI, com início a partir das 13h (horário de Brasília), em rede internacional, envolvendo grandes cidades da Europa e da América como: Roma, Nova York, Cidade do México entre outras importantes metrópoles. A jornada tem como tema: “Europa e América juntas para construir a Civilização do Amor”.
Em Aparecida, junto ao Santuário Nacional, a jornada começará às 10h, com a participação de jovens universitários vindos de todas as partes do Brasil, particularmente dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O tema escolhido para essa primeira parte da jornada será: A Juventude convocada para construir a Civilização do Amor: afetividade, cidadania e meio-ambiente.
Como Arcebispo de Aparecida, tenho o prazer de convidar os católicos e, especialmente, os universitários brasileiros a se unirem ao Papa Bento XVI neste dia, meditando e rezando com ele pela TV Aparecida.
A liderança de uma diocese, paróquia ou comunidade, está nas mãos daquele que foi colocado à sua frente como pastor. Por isso, estou enviando junto ao material que o querido irmão está recebendo, esta minha carta com o pedido de seu empenho junto aos fiéis, em particular, aos jovens que lhe foram confiados, para que, mais uma vez, possamos demonstrar nossa união com aquele que é o Pastor de toda a Igreja.
Fixe o cartaz em um lugar visível e, quando possível nas celebrações, faça pessoalmente o convite para que todos os fiéis desta sua comunidade participem do evento. Faremos, com diversos países americanos e europeus, uma corrente de oração formada por milhões de pessoas, contando com a poderosa intercessão de Nossa Senhora, pedindo justiça e paz para todos.
Receba antecipadamente o meu agradecimento e tenha certeza de que nossas preces e intenções serão ouvidas e atendidas pelo Pai: “Se dois de vós se unirem sobre a terra para pedir seja o que for, consegui-lo-ão de meu Pai que está nos céus. Porque onde dois ou mais estão reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles” (Mt 18,19 - 20).
Fraternalmente,
Dom Raymundo Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida e Presidente do CELAM
CNBB

Nenhum comentário: