quinta-feira, 27 de março de 2008

CÁRITAS REALIZA SEMANA DA ÁGUA

A Cáritas Brasileira participou das comemorações do Dia Mundial da Água, realizando, com outras entidades e movimentos, a "Semana da Água" nos dias 15 a 22 de março. "Neste ano, o tema central foram os impactos socioambientais de grandes projetos hídricos na vida das populações, como barragens e hidrelétricas, com enfoque no projeto de transposição das águas do Rio São Francisco", explica a assessora de comunicação da Cáritas, Renina Valejo. Algumas atividades se estendem até o mês de abril.
Segundo o Instituto Socioambiental, a distribuição geral da água no Brasil prioriza a agricultura, principalmente irrigação, responsável por 56% da demanda; o uso doméstico corresponde a 27%; as indústrias utilizam 12% do total; e 5% vai para a pecuária.
"Apesar do Brasil possuir 12% da água doce existente no mundo, sua distribuição é irregular", esclarece Renina. "A Amazônia, onde estão as mais baixas concentrações populacionais, possui 78% da água superficial. Já no Sudeste, essa relação se inverte: a maior concentração populacional do país tem disponível 6% do total da água", completa.
O Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993. Nesse dia, autoridades governamentais e organizações não-governamentais procuram refletir sobre os problemas referentes aos recursos hídricos em suas nações, propondo alternativas e soluções para resolução dos problemas detectados.
CNBB

Nenhum comentário: