quinta-feira, 26 de junho de 2008

BISPOS DAS FRONTEIRAS BRASIL-BOLÍVIa DIVULGAM MENSAGEM AO POVO DE DEUS

Segue abaixo a mensagem dos bispos das fronteiras Brasil-Bolívia ao povo de Deus, divulgada após o 10º Encontro dos Bispos Fronteiriços Brasil-Bolívia, ocorrido de 17 a 19 de junho, em Guajará-Mirim (RO).
Mensagem dos Bispos das Fronteiras Brasil-Bolívia,com suas Presidências, ao Povo de Deus
Os Bispos da fronteira Brasil e Bolívia, acompanhados pelas Presidências das Conferências Episcopais de Brasil e Bolívia se reuniram em Guajará-Mirim/RO, para celebrar o 10° Encontro dos Bispos da Fronteira.
Damos graças a Deus pela a amizade, a fraternidade e a colaboração pastoral que desde 1982, vem se realizando em encontros constantes. Na Igreja não há fronteiras sendo uma só e grande família dos filhos de Deus que querem construir um mundo mais solidário e justo. A diversidade e a diferença são um motivo de enriquecimento mutuo. “Te rogo Pai, para que sejamos um, afim de que o mundo creia”. (Jo 10,13)
Nesses dias temos compartilhado reflexões e experiências, observando a presença de nossas Igrejas na sociedade em que vivemos e sua tarefa de acompanhar os processos de transformação, anunciando sempre a Boa Nova de Jesus, esperança para toda pessoa de boa vontade e próximo dos pobres.
O Brasil e a Bolívia, são países próximos, além de compartilhar riquezas humanas e culturais, vivem também problemas comuns que com clareza devemos denunciar.
Preocupamos-nos, como Igreja, com a chaga do narcotráfico, que destrói os jovens e as famílias, e gera violência em nossos povos e cidades; nos comove como pastores, a forte constante migração de pessoas em busca de melhores condições e oportunidades de vida, e sua situação de indocumentados que os marginaliza.
Como Igreja, alertamos sobre a realização de projetos na Amazônia que podem afetar a natureza; projetos esses que respondem somente aos interesses de um país. Desejamos que esses se realizem em clima de diálogo mutuo e respeito à natureza, buscando sempre o bem de nossos povos e comunidades.
Este encontro nos permitiu renovar nossos compromissos de colaboração na atenção às pequenas comunidades fronteiriças, à pastoral carcerária para acompanhar os presos e seus familiares, à pastoral dos Migrantes. Tem sido motivo de reflexão comum à Missão Continental que desde o acontecimento de Aparecida motivou o espírito, a vida e a ação de nossas igrejas locais: nossa dignidade de discípulos missionários nos anima a ser testemunhas de Jesus e ser comprometidos na construção do seu Reino.
Também temos analisado a necessidade de coordenar a celebração dos sacramentos para que permita aos nossos irmãos de viver sua experiência de fé em comunidade.
Agradecemos a Igreja de Guajará-Mirim e seu pastor Dom Geraldo Verdier; a acolhida fraterna, alegria do encontro e a comunhão espiritual que têm manifestado na celebração da Eucaristia, na Catedral Nossa Senhora do Seringueiro. Nas palavras de nossos pastores foi retomado o compromisso missionário de cada batizado na Igreja, aberta ao mundo.
Debaixo da proteção de Nossa Senhora do Seringueiro colocamos a vida de nossas igrejas locais, os agentes de pastorais e todo o povo de Deus, para que num espírito de renovação e conversão pastoral, sejamos Boa Nova de Jesus.
Guajará-Mirim, 19 de Junho de 2008.
1. Dom Geraldo Lyrio Rocha - Arcebispo de Mariana - MG e Presidência da CNBB2. Dom Luiz Soares Vieira - Arcebispo de Manaus - AM e Vice-Presidente da CNBB3. Dom Dimas Lara Barbosa - Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro - RJ e Secretário - Geral da CNBB4. Dom Segismundo Martinez Alvarez, SBD - Bispo de Corumbá - MS5. Dom Geraldo Verdier - Bispo de Guajará-Mirim - RO6. Dom Joaquim Pertiñez Férnandes, OAR - Bispo de Rio Branco - AC7. Dom Meinrad Francisco Mekel, CSSp - Bispo de Humaitá - AM e Presidente do Regional NO
Bispos da Bolívia:1. Dom Jesús Parraga, SBD - Obispo de la Diócesis de El Alto, Secretario General de La conferencia Epsicopal2. Dom Julio Maria Elias Montoya - Vicário Apostólico del Beni3. Dom Carlos Stetter - Obispo de San Ignácio de Valazco4. Mons. Jaime Susli, Vicariato Apostólico de Pando5. Mons. Eugenio Scarpallin - Secretario Adjunto de La Conferencia de B.

CNBB

Nenhum comentário: