quinta-feira, 26 de junho de 2008

DIOCESE DE TOLEDO CELEBRA JUBILEU DE OURO

A diocese de Toledo (PR) começou a celebrar, no último domingo, 22, as bodas de ouro de criação da diocese, que acontece ano que vem. A abertura ocorreu na catedral Cristo Rei, com missa solene presidida pelo bispo diocesano, dom Francisco Carlos Bach, que contou com a participação de 1,4 mil pessoas, entre representantes das comunidades paroquiais, lideranças e demais fiéis. Esteve presente, também, o bispo da diocese de Joinville (SC), dom Irineu Roque Scherer.
No início da celebração, dom Francisco homenageou dom Irineu e o bispo de Maringá (PR), dom Anuar Battisti, pelos dez anos de episcopado. Logo após, houve uma apresentação audiovisual que resgatou a memória histórica da diocese: sua criação em tempos doConcílio de Vaticano II, seus bispos, participação do laicato na evangelização e ações em favor do próximo. A partir de agora, um ano de celebrações em ação de graças e diversos eventos lembrarão a data de criação da diocese, fundada em 20 de junho de 1959.
“Olhar o passado, mas, sobretudo, colocar balizas para o futuro do que queremos de vida diocesana”, disse em sua homilia dom Francisco. “É algo mais profundo do que o aniversário de uma instituição”, completou.
O bispo ressaltou ainda que o Ano Jubilar irá ajudar as pessoas a se encontrarem com Jesus Cristo, destacando que “além do trabalho social, a diocese de Toledo tem dimensão salvífica”, afirmou.
Durante as comemorações, haverá celebrações em todas as paróquias da diocese. A cada evento alusivo ao padroeiro acontecerá uma celebração que recordará a história da paróquia inserida no contexto diocesano. Serão, aproximadamente 30 celebrações eucarísticas. Cinco paróquias foram liberadas pelo papa Bento XVI, durante o Ano Jubilar, para serem lugares de peregrinação e espiritualidade.
Criação da diocese de Toledo
Criada em 20 de junho de 1959, pela bula Cum Venerabilis do papa João XXIII, a diocese de Toledo foi desmembrada da extinta prelazia de Foz do Iguaçu. A diocese fica no extremo-oeste do estado do Paraná, fazendo limites com o Paraguai, a arquidiocese de Cascavel (PR), a diocese de Campo Mourão (PR), Dourados (MS), Foz do Iguaçu (PR) e Umuarama (PR). Fazem parte da diocese 19 cidades.
CNBB

Nenhum comentário: