quinta-feira, 26 de junho de 2008

PAPA IMPORÁ O PÁLIO A DOIS ARCEBISPOS BRASILEIROS

No próximo domingo, 29, solenidade dos santos apóstolos Pedro e Paulo, o papa Bento XVI presidirá a celebração eucarística, durante a qual imporá o pálio a 41 arcebispos, entre eles o arcebispo de Vitória da Conquista (BA), dom Luís Gonzaga Silva Pepeu e o arcebispo de Cascavel (PR), dom Mauro Aparecido dos Santos.
A celebração acontecerá às 9h30 (horário local), na Basílica Vaticana, e contará com a presença do patriarca ecumênico Bartolomeu I. Segundo o Departamento das Celebrações Litúrgicas da Santa Sé, o papa e o patriarca farão a homilia, recitarão juntos a profissão de fé e darão a bênção.
A celebração será transmitida ao vivo no Brasil, com comentários em português, por meio das emissoras brasileiras que transmitem a Rádio Vaticano, a partir das 4h20 (horário de Brasília).
Pálio
O Pálio é uma faixa de lã branca com seis cruzes pretas de seda. É uma insígnia litúrgica de “honra e jurisdição”. É símbolo de unidade entre os arcebispos metropolitanos e o papa. Os arcebispos usam o pálio somente nas suas arquidioceses e em ocasiões especificadas pelo Pontifical Romano (texto de normas litúrgicas).

Fonte: CNBB

Nenhum comentário: