terça-feira, 29 de julho de 2008

CARTA DO V NORDESTÃO DAS CEBs DENUNCIA VIOLÊNCIA CONTRA POVOS INDÍGNES E AGRESSÕES AO MEIO AMBIENTE

“Direcionamos o nosso olhar para a realidade social de nosso país e para nossa conjuntura eclesial, a partir do grito dos povos presentes no Nordeste brasileiro e do clamor da Criação de Deus”, afirmam os participantes do V Nordestão das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), em uma carta divulgada após o encerramento do evento, ocorrido em São Luís (MA), de 24 a 27 de julho. O encontro reuniu cerca de 350 pessoas, entre delegados, convidados, assessores, representantes de entidades, povos indígenas, comunidades quilombolas e afro-descendentes.
Na carta, os participantes denunciam o aumento da violência contra os povos indígenas, quilombolas e afro-descendentes, trabalhadores sem terra e sem teto, bem como às repetidas agressões à fauna, flora, rios, lagos e lençóis freáticos e o projeto de transposição do Rio São Francisco, “que estão contribuindo para a destruição da nossa terra-mãe”, dizem.
“Diante do avanço dos projetos de morte, urge juntar esforços, energias, idéias e ações comuns, conjuntas e solidárias em defesa da vida e do equilíbrio da criação divina da qual somos parte integrante, numa relação de respeito e reverência com todas as demais formas de vida do planeta-mãe-terra”, acrescentam.
O V Nordestão das CEBs teve como objetivo fortalecer a relação e a articulação das CEBs nos regionais, na luta pelo fortalecimento da organização para a melhoria das condições de vida nas comunidades. Além disso, foi um momento de preparação para o 12º Intereclesial, que acontecerá em 2009, em Porto Velho (RO), com o tema CEBs: Ecologia e Missão – Do ventre da terra Amazônia, o grito que ecoa no Nordeste.

CNBB

Nenhum comentário: