domingo, 31 de agosto de 2008

REFLETINDO SOBRE O EVANGELHO


Vigésimo Segundo domingo do Tempo Comum

No Evangelho de hoje ( Mateus 16, 21-27 ), percebemos três partes, nas quais Jesus: a) anuncia a seus discípulos sua paixão, morte e ressurreição com a conseqüente reação negativa de Pedro; b) expõe as condições do seguimento; c) prediz a vinda gloriosa do Filho do homem.
Neste Evangelho, vemos claramente que Jesus rechaça energicamente a insinuação de Pedro: "afaste-se de mim, Satanás! Você está sendo uma pedra de tropeço no meu caminho, porque seu medo de pensar não é o de Deus, mas o dos homens". E acrescenta: se alguém me quiser seguir, renuncie a si mesmo, carregue a sua cruz e me siga. Aquele que quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas quem perder a vida por causa de mim, há de encontrá-la. Estas são as condições de Jesus para quem quer ser seu discípulo. Tais exigências requerem uma opção totalizante pelo Reino de Deus, como fez o próprio Cristo, e, antes dele, os profetas, e como haverá de repeti-la o seguidor de Jesus.
Jesus aponta as condições para o seguir. Tomar a cruz é seguir o caminho que Jesus procura dar à vida pelos nossos ideais, enfrentar, se necessário for, até a perseguição e a morte para permanecer fiel ao Evangelho. Deus atrai-nos, seduz-nos para seu seguimento, mas não como promessas falsas. Ele exige o sofrimento de fidelidade, a cruz do amor oferecida pelos irmãos. O homem moderno, qual criança mimada no capricho e na abundância, não aprecia valores do espírito como renúncia e ascese. Mas assume a cruz e pratica a abnegação, como condições de seguimento de Jesus, que não é atentado à personalidade, mas libertação do nosso eu egoísta e mesquinho para abrir-se ao autodomínio e à entrega aos outros. Isto nos possibilita uma maior maturidade e plenitude humana.
No Evangelho refletido hoje, Jesus usa a dialética da vida temporal e da vida eterna. O ideal cristão não defende a separação de uma e de outra. Somos chamados a viver os compromissos humanos sem esquecer a sua relação com Deus. Somos conscientes de que, ao partir deste mundo, só levaremos a riqueza espiritual que tivemos conquistado pela perseverança no amor e pela prática generosa do bem. Não é correto fazer o bem para acumular merecimentos e ganhar em troca a vida eterna. O certo é fazer o bem e amar, motivados unicamente pelo amor a Deus. Vivamos em harmonia com a vontade divina, motivados sempre pelo amor que deve ser a força que ajuda a percorrer o caminho do Senhor. Lutemos, trabalhemos para ter os bens necessários para nossa vida, mas coloquemos em primeiro lugar a conquista dos bens espirituais que Deus põe ao nosso alcance. Os bens materiais devem ser um meio para conquistar os bens espirituais.
Neste domingo do seguimento a Jesus, peçamos ao Senhor para que sejamos sempre fiéis ao seu amor, ao seu ensinamento e ao anúncio de sua boa nova. Um feliz domingo a todos!

Pe. Neto
Pároco de São Vicente de Paulo

Nenhum comentário: