sexta-feira, 26 de setembro de 2008

ENCONTRO DE CEBs DEVE REUNIR DUAS MIL PESSOAS EM PORTO VELHO, NESTE FINAL DE SEMANA

Chamado de “Dozinho”, o encontro é uma preparação para o 12º Intereclesial de CEBs que acontecerá em julho de 2009 em Porto Velho
Começa nesta sexta-feira, 26, o I Encontro Arquidiocesano das Comunidades Eclesiais de Base da Arquidiocese de Porto Velho, terminando com a IX Romaria da Bíblia, no domingo, 28, organizada pela Arquidiocese. Chamado também de -Mini-Intereclesial Dozinho, o evento é uma preparação para o 12º Encontro Intereclesial de CEBs que acontecerá, em julho do próximo ano, na capital de Rondônia.
“A IX Romaria da Bíblia deste ano tem como motivação principal a dimensão comunitária e a fraternidade cristã que se experimentam nas Comunidades Eclesiais de Base”, disse o arcebispo de Porto Velho, dom Moacyr Grechi. O arcebispo destacou a importância da comunidade para a Igreja. “Não pode existir vida cristã fora da comunidade; seja nas famílias, nas paróquias, nas comunidades de vida consagrada, nas comunidades de base, outras pequenas comunidades e movimentos’”(DA 278), disse citando o Documento de Aparecida.
Devem participar do encontro dois mil representantes das 850 CEBs ribeirinhas, urbanas, indígenas e rurais da Igreja de Porto Velho. O encontro contará, ainda, com a participação dos artistas da caminhada das CEBs no Brasil e na Região Amazônica: Zé Vicente, Zé Martins, Malvezzi (Gogó), Casimiro, Manuelão, Eliane Brasileiro, Waldemir Reis, Kalliko Viana, Branco, Zé Pinto, dentre outros; e pela equipe nacional Rede Celebra.
O encontro terá a assessoria do historiador e teólogo padre José Oscar Beozzo. Segundo os organizadores, padre Beozzo é um “profundo conhecedor das CEBs” e está ajudando “a fazer memória da caminhada e a fortalecer os vínculos entre as comunidades eclesiais de base e a Arquidiocese de Porto Velho”.
CNBB

Nenhum comentário: