domingo, 28 de setembro de 2008

REFLETINDO SOBRE O EVANGELHO

Vigésimo Sexto domingo do Tempo Comum

O Evangelho de hoje é constituído por uma parábola de Mateus (21, 28-32) e uma aplicação desta à atitude das autoridades judaicas diante do apelo à conversão feito por João Batista. Esta parábola dos "dois filhos" é parecida com a do Filho Pródigo. Só que, em Mateus, é o irmão mais novo que, no início, desobedece, mas, depois, se arrepende e faz a vontade do pai. O filho mais velho faz a vontade do Pai aparentemente. Ele é a figura dos chefes do povo judaico - seus sacerdotes e anciãos do povo, isto é, membros do sinédrio de Jerusalém e dos fariseus que dizem querer a vontade do Pai, mas não a fazem .
A parábola de hoje fala por si. Não é aquele que diz "Sim" a Deus, mas não o faz, mas aquele que cumpre a vontade do Pai, que faz parte do Reino de Deus. Jesus disse àqueles sacerdotes e anciãos que os publicanos e as prostitutas iriam precedidas no Reino de Deus.
Lição deste Evangelho: é inútil ter dito "Sim" a Deus no dia do Batismo, se, em seguida, durante a vida, não são renegadas as promessas feitas. Toda vida do ser humano deve ser um "Sim" permanente ao Senhor. Deus está sempre disposto a ajudar os que, renunciando ao mal praticado, querem refazer a própria vida. Cumprir a vontade de Deus é muito mais que questão de palavras, e manter aparência. A vontade de Deus é questão de conexão interior com o absoluto do amor, para significar mudança de vida. O seguimento de Jesus coloca em questão nossa prática, que decide nosso destino diante de Deus. Acomodam-se às formalidades, inclusive religiosas; rende dividendos. Segundo o pensamento dominante de nossa sociedade, evitamos problemas, nos poupamos e somos bem considerados! Mas, para fazer a vontade do Pai, Jesus nos ensina o caminho da humildade: reconhecer a verdade humana, na condição de pecadores redimidos em seu amor.
Cumprir a vontade do Pai é a meta de todos os seres humanos. Não importa que você seja católico, evangélico, muçulmano, judeu ou até sem religião. O importante é fazer a vontade do que se expressa no mandamento do amor ao próximo. O que Deus quer de nós é a nossa paz; e a nossa felicidade, então, consiste em fazer a vontade de Deus, sempre. Nunca encontraríamos a paz fora da vontade de Deus. Essa vontade é cheia de luz e amor. Nela encontraremos a luz, encontraremos o amor, encontraremos a paz e o perdão misericordioso de Deus.
Feliz domingo a todos!

Pe. Raimundo Neto
Pároco de São Vicente de Paulo

Nenhum comentário: