domingo, 28 de dezembro de 2008

REFLETINDO SOBRE O EVANGELHO


Festa da Sagrada Família

Hoje é a festa da Sagrada Família. O Evangelho de hoje ( Lucas 2,22-40 ) fala sobre o sofrimento que Maria passará por causa de seu filho. "Uma espada transpassará tua alma". Qual a mãe, qual o pai que não conhece tal espada? Alimentam-se grandes esperanças a respeito dos filhos, mas quantas vezes encontram-se grandes decepções. Pode ser por causa do comportamento dos filhos que se revoltam ou andam em companhias erradas. Pode ser culpa dos próprios pais, que alimentam esperanças que não se podem se realizar. Querem que os filhos sejam conforme o que eles imaginam ou desejam, enquanto os filhos têm outras ambições e sonhos. Deixar os filhos se desenvolverem conforme suas capacidades e talentos é dever dos pais, numa atitude generosa, que procura o bem dos filhos e não a sua própria satisfação. Empurrar os filhos numa direção que não é a deles, pode ser a "morte" para eles.
No evangelho apresentado, logo na primeira parte e na da conclusão encontramos a sagrada família cumprindo a lei. No resto do trecho tem-se um desenvolvimento teológico - pascal, e a mãe aparece estreitamente unida, na dor, ao destino do filho. Jesus é aqui descrito como o Messias do Senhor, isto é, como o ungido por excelência, destinado a uma obra de salvação que cumprirá realizando em si a figura isaiana do servo sofredor.
Olhando para a Família de Nazaré, percebemos que a Família hoje não é um quartel onde só se recebe ordens, uma pensão em que se entra e se sai sem dar satisfação, um salão de festas, onde a pessoa pula, dança, fala alto. Mas a Família é, a partir de Nazaré e Belém, um lugar de paz, perdão, acolhida, ternura, alegria e crescimento humano e espiritual. A Festa da Sagrada Família nos coloca mais perto de Deus. E Jesus, com seu projeto de salvação, faz de todo mundo a grande família de Deus. Portanto, ao celebrar esta festa, lembremo-nos de todas as famílias que lutam para que o mundo seja a verdadeira casa de Deus. No final de mais um ano somos convidados a agradecer a Deus, também, tudo o que vivemos. Celebremos, pois, alegremente a sua presença constante em nosso meio. Que a sua família seja a exemplo da Família de Nazaré, uma família de luz e amor em Cristo Jesus.
Um feliz domingo a todos.


Pe Raimundo Neto.
Pároco de São Vicente de Paulo

Nenhum comentário: