quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

BISPOS DA GUATEMALA DENUNCIAM PROBLEMAS DE SEU PAÍS NO ENCERRAMENTO DA ASSEMBLÉIA DA CONFERÊNCIA EPISCOPAL

No encerramento da Assembleia Plenária da Conferência Episcopal da Guatemala, os bispos afirmaram em documento: “A falta de respeito à vida é o problema mais grave que aflige a Guatemala”. Somente em 2008, lembram os prelados no documento, foram registrados mil homicídios. "Esta situação de violência gera alarme e angústia, pela existência seja de potentes cartéis do narcotráfico, seja de grupos de crime organizado que usam jovens como assassinos" − escrevem.
Os bispos denunciam ainda que o sistema “judicial não atua de maneira eficaz na Guatemala” e que as “recomendações da Comissão Internacional contra a impunidade ainda não foram levadas em consideração pela Guatemala”. Outro fator que precisa ser encarado pelo país, segundo o episcopado, é a pobreza humana que atinge a metade da população que, segundo eles “é um agravante da situação de violência no país”.
Em conclusão, os bispos anunciam uma série de eventos de importantes que a Guatemala vai sediar, entre eles, o Encontro Internacional “Migrações da Paz”, que será realizado de 29 a 30 de janeiro, organizado Comissão Episcopal da Mobilidade Humana e pelos missionários scalabrinianos.

CNBB

Nenhum comentário: