quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

COMEÇA HOJE EM JUAZEIRO A FESTA DAS CANDEIAS

A expectativa é de que mais de 300 mil romeiros participem das comemorações até o dia 2 de fevereiroJuazeiro do Norte. Será aberta hoje, com solene missa a partir das 19 horas, a Romaria de Nossa Senhora das Candeias, neste município. A festa terá como tema este ano “Na Basílica de Juazeiro, com a Mãe das Candeias, apresentamos Jesus como a Luz da Vida”. A expectativa é de que cerca de 350 mil romeiros participem das comemorações até o dia 2 de fevereiro. O encerramento da romaria será marcado com uma procissão, a partir das 17 horas, saindo da Capela do Socorro. Todos os anos, a imagem da santa sai de um ponto diferente. Ano passado, a saída foi da Igreja de São Miguel.Até ontem, o fluxo de romeiros na cidade estava tranquilo. Segundo o secretário de Turismo e Romaria de Juazeiro, José Carlos dos Santos, a vinda dos romeiros será intensificada mesmo no fim de semana. Nos últimos dois meses, têm sido intensa a passagem de visitantes pelo município. Locais como o Santuário do Sagrado Coração de Jesus sempre estão recebendo fiéis, principalmente pela manhã. Outros locais visitados são a Basílica e o Horto.Este ano, durante a Operação Romeiro, serão intensificados os serviços relacionados ao atendimento dos peregrinos. Conforme o secretário, a meta é poder oferecer um serviço de melhor qualidade no acolhimento. Para isso, estarão sendo disponibilizadas cinco equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), para prestarem atendimentos em cinco pontos, como a Basílica, Horto, Capela do Socorro e Franciscanos. A segurança também será fortalecida. Todas as equipes de trabalho estão com um maior número de profissionais, conforme o secretário. Este ano, com decreto assinado pelo prefeito, Manoel Santana, ficam proibidos, a partir de hoje, em torno da Basílica, Capela do Socorro e nos Franciscanos, o uso de equipamentos e carros de som e determinado o fechamento de bares e afins após a meia-noite. O decreto é válido até o próximo dia 2.
A programação religiosa da romaria se estende até a procissão. Todos os dias serão realizadas missas e rezados ofícios no Socorro e na Matriz, mutirões de confissões e reuniões com os romeiros no Círculo Operário São José, iniciando às 5 horas até às 20h30. o percurso da procissão este ano sai da Capela do Socorro e segue pela Rua Santa Luzia, São Pedro, Cruzeiro e Padre Cícero, com chegada na Basílica.
Origem da festa
A Romaria das Candeias é a festa das luzes. Teve origem no Oriente e se estendeu ao Ocidente nos séculos VI e VII. Trata-se da festa da apresentação do Menino Jesus, quando Maria e José, depois de 40 dias após o nascimento do Menino Deus, vão ao Templo cumprir a lei hebraica.Segundo padre Paulo Lemos, “Maria apresenta a Deus o filho Jesus, oferecendo-o. Ora, oferta é uma renúncia. Começa o mistério de seu sofrimento, que atingirá o cume ao pé da cruz. A cruz é a espada que transpassará a alma de Maria. N. Sra. das Candeias é quem oferece Jesus como a luz do mundo, para iluminar as trevas e garantir uma vida nova”.

Elizângela Santos/Diário do Nordeste

Nenhum comentário: