quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

FALECE JOSÉ TAVARES DE BARROS, MEMBRO DA EQUIPE DE REFLEXÃO DO SETOR DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA CNBB

Faleceu nesta quarta-feira, 28, vítima de hemorragia cerebral, o membro da equipe de Reflexão do Setor de Comunicação Social da CNBB, o professor José Tavares de Barros, 73. Segundo carta redigida pelo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura, Educação e Comunicação Social, da CNBB, e arcebispo de Belém (PA) dom Orani João Tempesta, Tavares estava internado no Hospital Life Center em Belo Horizonte (MG) desde o domingo, 25.
De acordo com dom Orani, José Tavares era especialista em cinema, e um dos “entusiastas do Prêmio Margarida de Prata para o Cinema”, além de ter trabalhado longos anos como júri dos Prêmios Margarida de Prata e ultimamente no Clara de Assis para Televisão. Dom Orani conclui em sua carta-comunicado agradecendo a João Tavares pelo trabalho prestado à CNBB e à sociedade brasileira no campo da arte: “A CNBB, através de nossa Comissão Episcopal agradece a Deus pela vida e serviços que o nosso irmão José Tavares de Barros prestou à sociedade como Igreja e homem de fé”. Até o momento não foram divulgados o horário e local do sepultamento.
BiografiaGraduado em Letras Clássicas e Filosofia, com mestrado em Filosofia e Doutorado em Literatura Comparada na Universidade Federal de Minas Gerais, José Tavares de Barros era professor emérito do departamento de Fotografia e Cinema, da Escola de Belas Artes desta universidade.
Fora do ambiente acadêmico, Tavares de Barros trabalhou como montador cinematográfico, tendo participação destacada em filmes de Helvécio Ratton, José Sette de Barros, Pedro Jorge de Castro, José Américo Ribeiro e Paulo Augusto Gomes.
Foi colunista durante 15 anos da página de cinema e membro do Conselho Editorial do Jornal de Opinião, semanário católico da Rede Catedral, pertencente à Arquidiocese de Belo Horizonte. Apresentou durante 4 anos o Programa “Sala de Cinema”, da TV Horizonte que também hoje integra a mesma rede de comunicação.
Foi presidente da Organização Católica Internacional de Cinema e do Audiovisual (OCIC) para a América Latina e ocupou a vice-presidência mundial da entidade. Dirigiu o Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro (1977/84), integrou o Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais e foi membro titular, representando o Ministério da Educação, no Conselho de Administração da Embrafilme.
CNBB

Nenhum comentário: