sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

PAPA FALA SOBRE O VALOR DA CARIDADE

O Papa Bento XVI recebeu em audiência ao meio-dia desta sexta-feira, na Sala do Consistório, no Vaticano, 50 membros das Associações benéficas "Pro Petri Sede" e "Etrenne Pontificales" (Bélgica).
No discurso que dirigiu aos presentes, o Santo Padre os exortou a alargarem o coração a quem se encontra necessitado e a lutarem contra a pobreza, porque um cristão não pode ficar inerte "quando falta o pão na mesa dos irmãos".
O pontífice agradeceu-lhes calorosamente pelo trabalho feito nos países do Benelux (Bélgica, Holanda e Luxemburgo) em apoio à caridade do papa.
Para as duas associações beneméritas, tratou-se de uma visita a Roma para trazer ao papa o fruto de duas coletas que, pelo seu espírito, são análogas à do Óbolo de São Pedro.
No discurso aos representantes da "Pro Petri Sede – que reúne doadores da Bélgica, Holanda e Luxemburgo – e da "Etrenne Pontificales" – antiga iniciativa dos jornalistas católicos belgas, Bento XVI fez uma saudação inteiramente centralizada no valor da caridade segundo o espírito do Evangelho.
Recordando, no Ano Paulino, o ensinamento do Apóstolo dos Gentios sobre a unidade do Corpo mítico de Cristo – cujas partes são unidas e solícitas entre si – o Santo Padre reafirmou um princípio:
"Nutridos pelo mesmo pão eucarístico, os batizados não podem ficar indiferentes quando falta o pão na mesa dos irmãos. Este ano, vocês decidiram ouvir o apelo e alargar os seus corações às exigências das pessoas desfavorecidas, de modo que os membros do Corpo de Cristo atingidos pela pobreza sejam aliviados e se tornem mais fortes e livres para testemunhar a Boa Nova."
"Confiando o fruto de suas economias ao Sucessor de Pedro, vocês lhe permitem exercer um papel ativo e concreto de caridade que é o sinal de sua solicitude por todas as Igrejas, por cada batizado e por cada pessoa" – reconheceu com gratidão Bento XVI:
"Agradeço-lhes muito em nome de todas as pessoas que serão ajudadas pela generosidade de vocês na luta contra os males que ameaçam a dignidade humana. Combatendo a pobreza, damos maior probabilidade à paz de se realizar e de criar raízes nos corações."

Da Redação da Canção Nova Notícias, com Rádio Vaticano

Nenhum comentário: