sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

PRONUNCIAMENTO DE DOM JOSÉ ANTONIO NA ABERTURA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE EM FORTALEZA

A abertura da CF 2009 na Arquidiocese de Fortaleza aconteceu anteontem, na Quarta-Feira de Cinzas, e foi marcada com uma solene celebração na Catedral Metropolitana, às 18h30min presidida por Dom José Antonio A. Tosi Marques, Arcebispo de Fortaleza.
Neste ano, a coordenação da CF decidiu fazer um lançamento conjunto da Campanha com a presença das autoridades da Igreja e da Sociedade Cearense, que aconteceu na manhã de quinta-feira, dia 26, no Centro de Pastoral Maria, Mãe da Igreja. A mesa foi composta por dom José Antônio, arcebispo Metropolitano, do Secretário de Segurança Pública do Estado do Ceará, Roberto Monteiro; do Secretário de Justiça e Cidadania, deputado estadual Marcos Cals; do Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará, Hélio Leitão e do representante do Ministério Público, Antônio Iran Sirio.
Estiveram presentes bispos, padres, coordenação pastoral da arquidiocese, e representantes das pastorais Carcerária, do Povo da Rua, dos Migrantes, da Mulher marginalizada, do Menor e da Comunicação, Ceb’s, CRB, FAMEC, Movimento dos Focolares, Cáritas, Conselho Arquidiocesano de Leigos, Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos, Comissão Brasileira de Justiça e Paz, Bombeiros, Delegados da Polícia Civil, Guarda Municipal, Polícia Militar e Meios de Comunicação local.
Dom José Antônio abriu a Campanha com esse pronunciamento:

“A atenção de toda a Igreja, de todos os fiéis discípulos de Jesus, se volta para viver com intensidade e profundidade a participação na Páscoa do Senhor: tempo de conversão, de nova vida, de comunhão com Deus e nEle comunhão de todos os irmãos.
E se propõe como dom para toda a sociedade a “Campanha da Fraternidade”, como conseqüência do Amor de Deus que nos faz seus filhos em Jesus, Seu Filho, e a todos irmãos.
E a fraternidade está sempre exigindo novas atitudes de transformação para vencer tantos atentados contra a dignidade e a convivência das pessoas humanas.
A Segurança Pública torna-se campanha nesta Quaresma, Campanha da Fraternidade. Esta é a face pública, social da proposta cristã de vida nova em Cristo, vida nova para a convivência humana.
E por que a Segurança Pública?
“Todas as pessoas aspiram por segurança e estão preocupadas com o problema da falta de segurança pública que se manifesta concretamente na violência, no trânsito, nos cárceres, no tráfico de drogas, de armas, de pessoas, nas desigualdades sociais, na fome, na miséria, na corrupção e em muitas outras situações. Essa legítima preocupação deve nos remeter à reflexão sobre tal questão, buscando identificar suas dimensões e suas causas.” (CF 09 – texto base, 7)
Nós dizemos que o povo brasileiro é um povo pacífico. Mas os acontecimentos diários e as notícias todos os dias veiculadas nos meios de comunicação social parecem desmentir esta afirmação que é feita com tanta convicção e facilidade! E isto mesmo nos vem pressionar a um questionamento: Onde está a origem deste equívoco? O por quê desta violência?
A Campanha da Fraternidade é um chamado geral a VER a situação real de nossa existência. E a JULGAR com consciência humana honesta e a iluminação da Verdade da Fé. Um Caminho de AGIR, que possa ser transformador dos rumos de nossa história, contando com a força mais poderosa do Amor integrador da vida humana.
E será possível reverter a situação humana tão marcada pela violência que gera insegurança e tantas dores? Será possível para cada um? Será possível para a convivência humana em sociedade?
O grande objetivo da CF 2009 é dizer que SIM. Há realmente esperança e futuro para uma humanidade de paz, quando, pessoal e socialmente, a mesma humanidade é levada às fontes mais profundas do ser humano e às energias mais vitais para a construção da segurança desejada: oportunidade de humanização da vida com a divinização dela mesma. Tudo é possível com o acolhimento da paternidade de Deus que funda a mais irresistível fraternidade, amizade, solidariedade, comunhão humana.
Por que perder a solução para a segurança da vida de cada um e da humanidade inteira? Por que não ir ao encontro desta fonte de força e luz que está disponível a quem a procura com sinceridade e empenho? Por que não nos colocar em Campanha para a Fraternidade? Todos somos chamados a contribuir para a construção da vida, da paz!”

Após a palavra de Arcebispo foi lida mensagem do Papa Bento XVI por ocasião da CF 2009, e foi dada a palavra as autoridades que compuseram mesa. Em seguida foi feita a Entrevista Coletiva aos Meios de comunicação.

Nenhum comentário: