quarta-feira, 29 de abril de 2009

BRASÍLIA: SEDE DO 16o. CONGRESSO EUCARÍSTICO NACIONAL

No ano de 2010, Brasília (DF) será sede do 16º Congresso Eucarístico Nacional, em comemoração aos 50 anos de inauguração da Capital Federal. O arcebispo de Brasília, dom João Braz de Aviz, falou, na coletiva realizada com a imprensa, na cidade de Indaiatuba (SP), onde está acontecendo a 47ª Assembleia Geral da CNBB, sobre a sua expectativa em relação à importância de receber o Congresso.
“Estamos muito felizes em receber o Congresso no ano de 2010. Tentaremos fazer o nosso melhor. Estamos em parceria com o governo do Distrito Federal, que nós pediu, por motivo do jubileu de ouro da cidade, que tentemos trazer o papa Bento XVI para participar deste evento eucarístico, e consequentemente, da 48ª Assembleia Geral da CNBB, que será em Brasília. Não sei se conseguiremos, mas estamos batalhando para, caso o papa não compareça, a cúpula do vaticano possa vir, representando o Santo Padre”, explica dom João Braz.
O arcebispo diz que o texto base sobre do 16º Congresso Eucarístico Nacional está sendo elaborado, dez comissões trabalhando em torno do evento e aproximadamente dois mil voluntários inscritos no projeto. “A nossa estrutura física é muito boa, contamos com um excelente serviço hoteleiro, com serviço de transporte de qualidade, com o ginásio Nilson Nelson que tem capacidade de abrigar até 13 mil pessoas, e utilizaremos também, o Centro de Convenções Ulisses Guimarães, o maior e mais importante de Brasília”.
Políticos
Perguntado sobre a visão ruim da cidade, por ser a “casa” do Governo Federal, e afetar o desenvolvimento do Congresso Eucarístico, dom João Braz explica que “o Congresso Nacional é o lugar em que todos querem ser os primeiros, querem aparecer na mídia, onde um quer derrubar o outro, basta para isso que ele não caia, não seja pego nas falcatruas. Isso é o exemplo de antieucaristia. O político que aprendesse o processo de eucaristia, representaria a nova cara da política nacional, mas infelizmente, essas pessoas que buscam o bem social, o bem comum, ainda não fazem parte representativa do Congresso Nacional”, argumenta o arcebispo e explica ainda que “de forma alguma a “má fama” da cidade irá atrapalhar o Congresso Eucarístico, pelo contrário “espero que o congresso eucarístico seja uma escola de formação cristã, que se transforme em um crescimento de vida cristã. Quero que as pessoas de modo geral meditem nos grandes mistérios da eucaristia, e encontre sempre o caminho e os desígnios de Deus”.

CNBB

Nenhum comentário: