quinta-feira, 30 de abril de 2009

DOM ANGÉLICO FALA SOBRE O BISPO EMÉRITO NA ASSEMBLÉIA DA CNBB

Nesta quarta-feira, 29, o bispo emérito de Blumenau (SC), dom Angélico Sândalo Bernardino, fez um comovente pronunciamento em nome dos eméritos durante a 47ª Assembleia Geral da CNBB, em Itaici, Indaiatuba (SP). Dom Angélico questionou a determinação, presente no estatuto das Conferências Episcopais “por determinação superior”, que exclui os eméritos de pertencerem à Conferência Episcopal.
“Tal medida é tida por muitos bispos eméritos como discriminatória, marginalizadora, em Igreja que tanto milita pela inclusão de todos, com especial cuidado pelas crianças e idosos”, disse dom Angélico. “A exclusão não condiz com o sonho – determinação de Jesus, exigindo de nós a comunhão; afirmando-nos ‘vocês todos são irmãos’”, disse.
Para dom Angélico, o bispo emérito precisa de “carinho, ternura, respeito, atenção e amor” além de trabalho pastoral. “Não nos esqueçamos de que Jesus Ressuscitado nos dirá, na aurora da eternidade: Eu era idoso, bispo emérito, e você me acolheu”.
O bispo conclui apresentando à CNBB pelo menos sete pedidos entre eles que, na visita ad limina (visita que os bispos fazem ao papa e aos dicastérios da Santa Sé a cada cinco anos), “os regionais levem ao Santo Padre, à Congregação para os bispos, em nome da comunhão episcopal, a necessidade de não se excluir o bispo emérito da Conferência Episcopal”.
Outro pedido apresentado por dom Angélico é que o assunto “bispos eméritos” continue presente nas outras assembleias da CNBB e que haja encontros regionais e inter-regionais dos eméritos “para aprofundamento de sua vida e ministério”.
Em 2006 foi criada, pela CNBB, uma “Subcomissão” de bispos para acompanharem os bispos eméritos em nome da CNBB. Sob a presidência de dom Esmeraldo Barreto de Farias, esta subcomissão fez uma pesquisa sobre a realidade dos eméritos cujos números dom Angélico apresentou à assembleia. Responderam à pesquisa 98 bispos.
HomenagemA missa da 47ª Assembleia da CNBB, nesta quinta-feira, 30, foi marcada pela homenagem prestada aos bispos eméritos. Presidida pelo bispo emérito de Mogi das Cruzes (SP), dom Paulo Antonino Mascarenhas Roxo, a celebração contou com a presença de 20 eméritos. Segundo dados da CNBB, no Brasil há 147 bispos eméritos.
Em sua homilia, dom Paulo lembrou que “Deus nos atrai” para seu serviço. Ao final da cerimônia, cada emérito recebeu como lembrança a “Capelinha Missionária”, símbolo da Missão Continental no Brasil.
CNBB

Nenhum comentário: