sábado, 30 de maio de 2009

AS PASTORAIS NACIONAIS DA JUVENTUDE ESTÃO REUNIDAS EM SÃO PAULO

Iniciou-se no dia 29, o Seminário Nacional das Pastorais da Juventude do Brasil (PJB): Pastoral da Juventude, Pastoral da Juventude do Meio Popular, Pastoral da Juventude Estudantil e Pastoral da Juventude Rural, na escola nacional Florestan Fernandes, em Guararema (SP).
O evento que tem a participação de jovens vindos de diversas regiões do pais, conta com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), além de diversas organizações da sociedade civil, para debater o tema: “O extermínio e a violência contra a juventude”, a partir do lema “Juventude em marcha contra a violência”.
O objetivo do seminário é desenvolver estratégias de ação contra as diversas formas de violência e extermínio da juventude, haja vista o aumento potencial do número de mortes prioritariamente contra um mesmo grupo étnico social (jovens, negros e pobres), não só nas grandes cidades, mas, além disso, contra jovens de cidades do interior, jovens filhos de trabalhadores rurais, lutadores sociais e membros de comunidades tradicionais (indígenas, quilombolas, fundo de pasto, ribeirinhos e etc), todos vítimas do aumento da violência.
Após a abertura, foi desenvolvido o primeiro painel sobre o assunto, com a assessoria do integrante da Associação de familiares e Amigos de Presos da Bahia, Hamilton Borges. Os participantes fizeram diversas colocações e questionamentos que ajudaram a compreender toda a temática proposta para o seminário. O dia se encerrou com a produção de painéis que expressaram a reflexão realizada.
O seminário continua hoje, dia 30, com o acompanhamento do Assessor da PJMP, Robson Rodrigues, e se prolonga até o dia 31 de maio.
CNBB

Nenhum comentário: