segunda-feira, 29 de junho de 2009

CAMPANHA FICHA LIMPA: DISTRITO FEDERAL JÁ ARRECADOU 27 MIL ASSINATURAS

Segundo cálculos do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), as assinaturas da Campanha Ficha Limpa no Distrito Federal aumentaram em 70% depois que houve a coleta na Rodoviária do Plano Piloto, entre os dias 25 e 31 de maio. O arcebispo metropolitano, dom João Braz de Aviz, participou da atividade.
O ato fez parte da 2ª Etapa da Campanha, que a arquidiocese de Brasília realizou em todo o DF. “Esta participação também estimulou Comunidades Paroquiais a reforçarem suas ações no âmbito desta campanha de forma crescente”, lembra o MCCE.
Com os novos cálculos, o Distrito Federal, sozinho, já coletou 27 mil assinaturas. “Este resultado demonstra o desejo das pessoas na mudança da legislação eleitoral, pois esta proposta de Projeto de Lei aumenta o rol de situações que impedem que pessoas sejam candidatas a cargos eletivos nos poderes Executivos e Legislativos, em âmbito Federal, Estadual e Municipal”, afirmou o presidente do Comissão de Justiça e Paz (CJP), da arquidiocese de Brasília, Hélio José da Silva.
Para que o Projeto seja apresentado ao Congresso Nacional no início do mês de agosto próximo é necessário um milhão e trezentas mil assinaturas.
De acordo com o projeto, não poderá se candidatar quem tiver cometido crime grave; renunciado ao cargo para evitar a abertura de processo por quebra de decoro parlamentar; ou condenação por compra de votos ou uso eleitoral da máquina administrativa.
Mais informações podem ser obtidas com a CJP, por meio dos telefones 3223-3512 e 3213-3333 ou no endereço www.lei9840.org.br.
Leia matéria relacionada: Arquidiocese de Brasília promove coleta de assinaturas para a Campanha Ficha Limpa
CNBB

Nenhum comentário: