quinta-feira, 30 de julho de 2009

VIGÍLIA EM BRASÍLIA EM MEMÓRIA A DOM HELDER CÂMARA

No dia 1º de agosto, a partir das 20h, acontece a Vigília da Transfiguração, no Centro Cultural de Brasília, 601 Norte.
Permeada por orações, cânticos, vivências e adoração, a vigília se realiza durante toda a noite, terminando às 6h do domingo, com missa. A cada ano, a vigília elege um personagem da vida cristã, modelo no seguimento a Jesus Cristo, que tenha trabalhado pela "transfiguração do mundo". Este ano o tema será "dom Helder Câmara, irmão dos pobres e meu irmão", marcando também o centenário de nascimento do arcebispo que tinha como principal missão a luta contra a pobreza e a injustiça. A ideia é usar a história e o exemplo de vida de dom Helder para refletir sobre a importância da ação social como elemento de transformação do mundo.
Para participar, recomenda-se usar roupas confortáveis e quentes, e trazer uma bíblia.
Histórico
A Vigília da Transfiguração foi trazida para o Brasil pelos irmãos de Taizé, e difundida pelas Missionárias da Fraternidade Cristã, com forte presença no Nordeste. Em Brasília, é organizada pela comunidade do Centro Cultural de Brasília, dos Jesuítas.
Ela [a Vigília] relembra o momento em que os apóstolos Pedro, Tiago e João, tendo subido ao monte para rezar com Jesus Cristo, presenciaram a Transfiguração do Senhor, quando o próprio Deus se revelou em seu filho.
CNBB

Nenhum comentário: