quarta-feira, 30 de setembro de 2009

SEMINÁRIO DEBATE REALIDADE SOCIOAMBIENTAL NAS FRONTEIRAS AMAZÔNICAS

De 4 a 9 de outubro, em Letícia, Colômbia, acontecerá um seminário sobre a realidade socioambiental nas fronteiras amazônicas. O evento será na comunidade indígena Kokama Ronda e é organizado pela Associación de Cabildos Indígenas del Trapézio Amazônico (Acitam), Conselho Indigenista Missionário (CIMI) Norte 1 da CNBB (Norte do Amazonas e Roraima), Equipe Itinerante, Organização dos Estudantes Indígenas da Amazônia Peruana (Oepiab) e Rede Ambiental Loretada (RAL).
De acordo com os organizadores do seminário, o objetivo do encontro é aprofundar a comunicação e articulação entre entidades e organizações indígenas sobre a realidade socioambiental nas fronteiras do Brasil, Peru e Colômbia, para que haja um enfrentamento dos problemas comuns que afetam negativamente as populações locais.
Os organizadores também explicam que o evento será um espaço para compartilhar informações sobre as conjunturas locais, analisar os impactos sócio-ambientais sobre as populações indígenas, camponesas, ribeirinhas e urbanas e ainda para conhecer as leis ambientais de cada país, analisando suas tendências e como estas leis afetam o cotidiano da população local.
“Queremos que seja, além disso, um espaço alternativo que nos dê ferramentas forças e inspiração para enfrentar a luta por outro mundo possível a partir da cosmovisão dos povos tradicionais, desde sua cultura e espiritualidade”, explica a coordenadora do Cimi, Edina Pitarelli.
CNBB

Nenhum comentário: