segunda-feira, 26 de outubro de 2009

ASSEMBLEIA DE CATEQUISTAS DO REGIONAL NE 4 REFLETE "INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ"


Catequistas do Regional Nordeste 4 da CNBB (dioceses de Parnaíba, Campo Maior, Teresina, Picos, Floriano, Oeiras, São Raimundo Nonato), encontraram-se para reflexão do tema “Iniciação à Vida Cristã”, nos dias 22 a 25, no centro “Guadalupe”, em Teresina (PI), com a presença de 37 participantes. O estudo teve orientação da assessora da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, irmã Zélia Maria Batista, que seguiu a metodologia proposta pelo subsídio: Iniciação à Vida Cristã [...] Por quê? O que é?Como? Para quem? Com quem? Onde?
“Da reflexão surgiram os desafios, as orientações e propostas de como potencializar o que já existe nas dioceses para a implementação de um projeto de iniciação à vida cristã. Constatou-se que nas dioceses do regional a dimensão missionária está muito presente e torna-se uma das forças dinamizadoras para a proposta da iniciação Cristã”, lembra a assessora.
O bispo responsável da catequese no Regional, dom Eduardo Zielski, participou de forma integral da assembleia, confirmando com sua presença que o projeto de Iniciação à Vida Cristã é abrangente, e inclui todas as forças vivas da Igreja. Dom Eduardo fez alusão à Catechesi Tradendae 63 (Catequese Hoje, exortação apostólica de João Paulo II), quando afirmou que: “o bispo é catequista por excelência; deve ter a catequese como prioridade das prioridades, portanto, a necessidade de nossos seminários aprofundar a disciplina catequética, para que os futuros presbíteros priorizem na sua prática pastoral a catequese. Ressaltou também a importância da Pastoral Orgânica, a importância das dioceses assumirem no seu plano pastoral aquilo que é proposto pela CNBB, através da Comissão Episcopal para Animação Bíblico-Catequética.

Campanha 1 milhão de bíblias
Durante o encontro, dom Eduardo explicou a proposta da campanha 1 milhão de bíblias, promovida pela CNBB, a ser iniciada no regional NE 4, com o objetivo de dar formação bíblica e não somente doar os livros. Sobre isso, o Regional propõe um seminário sobre o tema para março de 2010.

Concentração de Catequistas
Após a assembleia, houve uma concentração com mais de 2 mil catequista, com a participação de 7 dioceses do Regional. O evento contou com a presença do bispo de Limeira (SP), dom Vilson Dias de Oliveira, que ministrou palestra sobre, “Catequese, caminho para o discipulado”. Em seguida presidiu a celebração eucarística que encerrou este momento celebrativo, que marcou as atividades do ano catequético.

CNBB

Nenhum comentário: