sábado, 31 de outubro de 2009

"IMPRENSA CATÓLICA E O MUNDO DA INTERNET" SÃO DESTAQUES EM ASSEMBLEIA DE COMUNICAÇÃO NO VATICANO

A Assembleia plenária do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, que aconteceu entre os dias 26 e 29 de outubro, em Roma, discutiu o papel das novas tecnologias e seus efeitos na criação de uma nova cultura na sociedade. Na abertura dos trabalhos, o presidente do Pontifício Conselho, dom Claudio Celli, afirmou ter “chegado o momento de olhar atentamente para a imprensa católica e para o mundo da Internet”.
Durante os quatro dias do encontro, os participantes buscaram respostas para a difusão de novos instrumentos de comunicação, que levaram a uma verdadeira “revolução”. Especialistas de todo o mundo não debateram um tema específico, mas fizeram uma análise da mídia hoje e estudaram o novo documento pastoral sobre a mídia e a Igreja que o Vaticano quer publicar.
O documento irá substituir o “Aetatis Novae”, do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais que teve sua primeira edição publicada em 1992. Segundo os participantes, este documento já está “distante da nova era multimídia que hoje o mundo vive”. O texto que está sendo elaborado, sobre os novos desafios midiáticos, terá como objetivo introduzir a comunicação da Igreja no mundo do digital.
O professor da Universidade Católica do Sagrado Coração, Francesco Casetti abordou a questão do “tecido social” ao qual o novo documento se dirige, num discurso intitulado “Novos desenvolvimentos nas tecnologias e na cultura da comunicação”. Novas formas de conhecimento, de relação interpessoal e de grupo, de experiências, de participação em um discurso global são alguns dos desafios que se colocam na “cultura do digital”, disse Casetti.
O encontro encerrou com uma audiência do papa Bento XVI.
CNBB

Nenhum comentário: