sábado, 28 de novembro de 2009

GRUPO DE REFLEXÃO CATEQUÉTICA ENCERRA SUA ÚLTIMA REUNIÃO DE 2009

Terminou hoje, 28, na sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília, a reunião do Grupo de Reflexão Catequética da CNBB (Grecat). O encontro teve início no dia 26 e discutiu, durante os três dias, a formação de catequistas e os desdobramentos do estudo do livro “Iniciação à Vida Cristã” – Documento 97 da CNBB; avaliou a 3ª Semana Brasileira de Catequese (3ª SBC), cuja base de reflexão foi o texto da Sociedade de Catequistas Latino-Americanos (Scala); e refletiu sobre a Campanha da Fraternidade 2010, “Economia e Vida”, entre outros assuntos.
O integrante do grupo, irmão Nery Israel José, afirmou que o encontro é importante para dar continuidade ao apoio e serviço que o Grecat presta à Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB. “Como um grupo que pensa, pesquisa, estuda e produz a catequese, a reunião do Grecat é importante porque nos atualizamos sobre as necessidades da catequese no Brasil e, a partir do encontro, podemos ampliar nosso apoio e produção do conhecimento nessa área”.
O grupo realiza entre duas e três reuniões ao longo do ano e, durante o período sem as reuniões, seus integrantes ficam sempre atentos ao que acontece no mundo para assim fortalecer a catequese no Brasil com dados do cotidiano e da atualidade.
O bispo de Rondonópolis (MT) e membro da Comissão Bíblico-Catequética da CNBB, dom Juventino Kestering, pensa da mesma forma. Ele afirma também que o trabalho do Grecat é produzido tendo como base os fatos da atualidade. “O grupo trabalha refletindo os temas da atualidade. Nós percebemos o que acontece no mundo atual e a catequese bíblica leva à realidade do mundo esse trabalho de evangelização”.
Essa foi a última reunião do ano. Cerca de 14 pessoas participaram.

CNBB

Nenhum comentário: