quinta-feira, 26 de novembro de 2009

PASTORAL DST/AIDS COMENTA O CRESCIMENTO DE INFECTADOS PELO VIRUS HIV NO MUNDO

Em entrevista à assessoria de imprensa da CNBB, o assessor nacional da Pastoral DST/Aids, frei Luis Carlos Lunardi, comentou o relatório do Programa Conjunto das Nações Unidas HIV/Aids (Unaids) divulgado no dia 24, que mostra que, entre 2000 e 2008, o número total de pessoas no mundo vivendo com o vírus da Aids cresceu 20%, mas o número de novas infecções caiu 17% no mesmo período. As estimativas indicam que 33,4 milhões de pessoas vivem com o HIV. Desse total, 2,7 milhões foram infectados em 2008. No ano passado, 2 milhões de pessoas morreram em consequência da doença.
O Relatório sobre a Epidemia Global de Aids 2009 revela que, do total de infectados, 31,1 milhões são adultos, sendo que as mulheres representam mais da metade (15,7 milhões) dos soropositivos.
De acordo com o assessor nacional da Pastoral DST/Aids, frei Luis Carlos Lunardi, os dados são animadores e preocupantes. “O dado animador é que a epidemia, em geral, está se estabilizando e que os medicamentos disponíveis conseguem controlar o vírus, dar qualidade de vida e evitar óbitos. Os dados preocupantes são o alto índice da infecção entre mulheres e gestantes, homens e jovens”, frisou.
Frei Lunardi lembra também a falta de medicamentos para os soropositivos, que, segundo ele, causam um triste impacto no mundo. “Mais de 5 milhões de pessoas precisam de tratamento e não o tem. Qual o fator real que impede que se possibilite tratamento para todos os que necessitam? Muitos governos não assumem sua responsabilidade de saúde pública, nem respeitam o direito de toda pessoa ao tratamento e não fazem os investimentos necessários. Por outro lado, a ganância da indústria farmacêutica com lucros abusivos, impede que todos tenham acesso aos medicamentos”.
No dia 22 de outubro, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em parceria com Ministério da Saúde montou uma campanha de combate ao vírus, inédita no mundo. Com o slogan “Declare seu amor por você”, a campanha está atuando em cinco capitais: Manaus, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre e João Pessoa. Em todas elas, a pastoral da Aids da CNBB vai mobilizar seus 13 mil agentes para conscientizar a população da importância da realização do teste de Aids.

Dia Mundial de Prevenção contra a Aids
Na próxima terça-feira, 1º de dezembro, o mundo inteiro celebra o Dia Mundial de Prevenção contra a Aids. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), a fim de torná-lo um dia de batalha contra a doença, visando mobilizar a opinião pública sobre a gravidade da doença, e amenizar o preconceito sofrido pelos portadores do HIV, o vírus causador da mesma.
No Brasil, a data foi estabelecida desde 1988, a fim de alertar a população sobre as formas de transmissão da doença e os avanços da mesma pelo país. “É um dia que tem um caráter mais político, onde os agentes em suas dioceses, paróquias e junto aos Fóruns e ONGs Aids em todo Brasil refletem, protestam e reivindicam”, comentou frei Lunardi, sobre a data.
Ele destacou ainda que o Dia é apelativo e pretende cumprir os compromissos firmados para proteger os direitos humanos através da Declaração de Compromisso assinado em 2001 para o enfrentamento da epidemia. Em cada diocese e paróquia são desenvolvidas atividades por meio de produção de spots para rádios, folders explicativos da temática e um cartaz que dá visibilidade à campanha. O material é distribuído nas comunidades e organizações. “Aproveita-se de missas, boletins, jornais, programas radiofônicos para informar a maior parte possível da população”, completou o assessor.
CNBB

Nenhum comentário: