quinta-feira, 27 de maio de 2010

COMISSÃO PARA O LAICATO PREPARA SEMINÁRIOS E DEBATE FORMAÇÃO LEIGA NO BRSIL

Está reunida em Brasília, no dia de hoje, 27, a Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), juntamente com os seus secretários estaduais, com a finalidade de preparar uma série de seminários em todo o Brasil a respeito da temática de formação dos leigos, e de como estão atuando os cursos de Teologia para leigos no Brasil.
Desde os anos de 2008 e 2009 o tema da formação dos leigos é destaque dentro da Comissão, pois foi enviado as arquidioceses, dioceses e prelazias dos Brasil, um formulário que buscava informações a respeito de cursos de formação e cursos de Teologia em cada região, sempre buscando informações a respeito da formação laica.
Segundo o assessor do Setor Leigos, da Comissão para o Laicato da CNBB, professor Antônio Geraldo Aguiar, os seminários servirão de base para a elaboração de novos indicativos de formação para os leigos. Ainda de acordo com o assessor da CNBB, os objetivos dos seminários são: “O objetivo dos eventos é possibilitar a partilha das diferentes experiências de cada região do país e socializar os resultados do levantamento sobre a Formação para o laicato e cursos de Teologia para os leigos realizados junto às arquidioceses, dioceses e prelazias, mas também contribuir na elaboração de ações básicas para a formação para o laicato”.
O primeiro seminário será no Regional Centro-Oeste, dias 1 e 2 de julho, em Goiânia (GO); o segundo será no Sul e abrangerá os Regionais Sul 2, 3 e 4, entre os dias 11 e 12 de agosto, em Caxias do Sul (RS); depois será a vez do Sudeste, englobando os Regionais Sul 1 e Leste 1 e 2, nos dias 15 e 16 de setembro, em Belo Horizonte (MG); no Nordestes serão em duas etapas, os Regionais Nordeste 1, 2, 4 e 5, será nos dias 13 e 14 de outubro, em Teresina (PI), e Nordeste 3 será no dia 16 e 17 de outubro, em local ainda não definido. No Norte 1, acontecerá em Manaus (AM), nos dias 13 e 14 de novembro, no Norte 2, será em Belém (PA), nos dias 16 e 17 de novembro e finalizando, o Regional Noroeste, será nos dias 27 e 28 de novembro, em Porto Velho (RO).
Para o secretário do Regional Sul 3 da CNBB (Rio Grande do Sul), padre Tarcísio Arsenio Rech, os seminários servirão como base para unificação da formação leiga no Brasil. “Queremos estabelecer linhas gerais de atuação dos leigos no país, respaldado pela unificação do laicato no mundo”, ressaltou.
Para o bispo referencial do Setor Leigos e membro da Comissão para o Laicato, dom Antônio Celso de Queirós, a reunião pretende colocar em prática o que já está sendo estudado desde o ano passado. “Esta é a primeira vez que sentamos para montar os seminários, mas já vimos estudando esta temática desde 2009. São as primeiras ideias para vermos e sentirmos a fisionomia dos eventos que se seguirão, pois sabemos da importância dos leigos no mundo na transformação e formação cristã e na propagação do Evangelho”, ressaltou dom Celso.
Deverão participar dos seminários os docentes dos cursos de formação para o laicato e dos cursos de Teologia para leigos, os bispos referenciais para leigos, os secretários executivos e representantes da CNBB, representantes do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) dos Regionais da CNBB, entre outros.

CNBB

Nenhum comentário: