domingo, 29 de agosto de 2010

REFLETINDO SOBRE O EVANGELHO


Lucas 14,1.7-14


Vigésimo Segundo Domingo

O evangelho de hoje (Lucas 14, 1.7-14) chama nossa atenção para a busca de honra e a falta de humildade. Jesus conta uma parábola já bem conhecida: a do convidado que ocupa o primeiro lugar. Achou que tinha direito, por ser mais importante do que os outros. Não pensava que podia vir um convidado mais importante do que ele e o dono de casa lhe iria pedir que cedesse o seu lugar a esse convidado.
No meio dos seguidores de Jesus não há lugar para os mais importantes. Jesus diz que o maior deve ter uma atitude de serviço e não de procura de honra. Jesus ensinou essa verdade de modo muito realista, quando, tomando parte numa refeição em dia de sábado, na casa dos dois chefes de fariseus, não perdeu a ocasião de doutrinar tanto mais que os fariseus o estavam observando com mal disfarçada astúcia. Reparou que muitos convivas tratavam de escolher os primeiros lugares. E, então, como quem está proclamando uma sentença de sabedoria, contou a parábola do convidado para uma festa de casamento.
Com esta parábola, Jesus, evidentemente, não estava querendo dar uma aula de boas maneiras. Ele nos quer dizer que não pode haver espírito de competição, de ares de grandeza, de procura de benefícios ou de elogios. O que une os discípulos é a fé em Jesus Cristo, é o amor entre aqueles que se expressam na solidariedade e na gratuidade. Solidariedade e gratuidade vão além do círculo de discípulos, para incluir os que realmente precisam de tudo. Isto fica muito claro quando se convidam os pobres e indigentes para a festa. Eles não têm como retribuir. Eles não retribuirão na terra. Mas Deus não deixará de reconhecer essa generosidade no dia da ressurreição. E a menção de uma festa de núpcias leva o pensamento para as núpcias do reino messiânico, onde não entra a soberba, e onde o lugar mais alto será o dos que souberam guardar a humildade. Como Maria, cujo elogio foi sintetizado por Dante Alighier nestas duas palavras postas nos lábios de São Bernardo, na Divina Comédia: “Mais alta e humilde que qualquer criatura”. Ela que recebeu de Deus as graças mais sublimes e que merece ser louvada por todas as gerações. Ela soube reconhecer que tudo vem de Deus, e nela só existe a pequenez e a humildade. Assim ela nos ensinou também que a virtude da humildade não significa que não possamos reconhecer os dons que Deus nos tenha dado. O importante é saber que todo bem vem de Deus e que só a ele devemos dar toda, honra e louvor.
Cultivar a humildade é como cavar alicerces sobre os quais se vai construir o edifício – como ensinou Santo Agostinho – tanto mais fundo devem ser postos os alicerces. E, onde houver alguém muito notável pelas virtudes, pode-se ir ver e se irá encontrar um notável modelo de humildade. Cervantes escreveu: “a humildade é a base e o fundamento de todas as virtudes, e sem ela não há nenhum que o seja”. Isto é profundamente evangélico.
Que neste domingo, em que se inicia o mês dedicado a Bíblia – palavra de Deus semeada na vida do povo. O Senhor nos faça experimentar a alegria e a convivência fraterna sem dominação e nos ajude a assumir o serviço desinteressado e gratuito a todos os filhos e filhas de Deus.

Pe. Raimundo Neto
Pároco de São Vicente de Paulo

Nenhum comentário: