sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

QUESTÃO AMBIENTAL MOBILIZA ONU E CNBB EM 2011

A sobrevivência da vida na Terra depende da preservação das florestas e de outros recursos naturais. Não por acaso, duas entidades, uma internacional e outra nacional elegeram a questão ambiental como ponto principal de pauta este ano. A Organização das Nações Unidas (ONU) decretou 2011 o Ano Internacional das Florestas. No Brasil, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil anunciou que a Campanha da Fraternidade, a ser lançada logo após o Carnaval, terá como tema "Fraternidade e a vida no planeta" e lema "A criação geme em dores de parto".

De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, 31% da cobertura terrestre do planeta são formados por florestas. Nelas vivem 300 milhões de pessoas de todo o mundo e é essa cobertura verde que garante a sobrevivência de 1,6 bilhões de seres humanos e 80% da biodiversidade terrestre. O desmatamento e a ocupação indiscriminada de áreas florestais ameaçam a vida no planeta.

Diante desse risco, a ONU, para sensibilizar a população mundial, elegeu 2011 o Ano Internacional das Florestas. A divulgação de informações sobre experiências positivas e valiosas para promover uma gestão florestal sustentável é uma das ações que estão no programa oficial da ONU.

Ao longo deste ano, diversas ações serão realizadas para unir os povos em defesa da floresta: simpósios, exposições, palestras, debates estão programadas para diversas partes do mundo. No Brasil, em junho, na Bahia, haverá o encontro internacional “Tree Biotechnology 2011 - From genomes to integration and delivery”

Fraternidade e Ecologia

Por todo o Brasil, a CNBB vem mobilizando religiosos e leigos para atuarem na Campanha da Fraternidade. No Ceará, na sede da Regional Nordeste 1 da CNBB (Rua Felino Barrroso, 405 – Bairro de Fátima), é possível obter cartazes, folderes e outros materiais relativos à campanha. De acordo com o Padre Gilson Soares, também estão sendo feitas capacitações de pessoas que trabalharão como facilitadores e divulgadores da iniciativa. Para ele, a preocupação com a questão ambiental se justifica diante do aquecimento global, que vem provocando mudanças climáticas de graves conseqüências.

“Nós, o povo, somos criaturas e criadoras com Deus. Não podemos mudar o sol e a lua, mas, com pequenas atitudes o mundo vai ser bem melhor”, diz ele. Enfatiza que a relação do ser humano com a natureza pode se tornar melhor como gestos que se traduzam no cuidado com o uso da água, energia e manejo do lixo, por exemplo.

Outra Regional que está bem articulada é a Nordeste 2 da CNBB, que compreende os estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Como parte da Campanha da Fraternidade 2011 está sendo organizado, em Natal, o seminário, cujo tema é "Quem desmata a terra, semeia inferno", uma frase dita pelo padre Cícero Romão Batista acontece no dia 11 de março, no Imirá Hotel..

Fontes: Padre Gilson Soares, da Regional 1 da CNBB - (fone: 85 3243 4740) / www.cnbb.org.br e http://www.un.org/en/events/iyof2011/

Nenhum comentário: