terça-feira, 30 de agosto de 2011

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

30/08/11 - 3ª. Feira XXII semana comum

- 1 Tes 5, 1.6.9-11 – “ somos filhos da Luz?”

Todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, possuímos a sua Luz que nos tira da ignorância, isto é, das trevas do desconhecimento. A Luz do Senhor ilumina a nossa alma e a nossa humanidade nos revelando a verdade e a justiça de Deus, por isso, somos filhos da luz quando estamos conscientes de que o tempo em que habitamos aqui na terra é breve e nos conservamos vigilantes e sóbrios vivendo em conformidade com a Sua Palavra. Nunca poderemos nos acomodar raciocinando que, porque somos de Deus, estamos em “paz e segurança” e tudo irá nos acontecer conforme almejamos. São Paulo abre os nossos olhos: “Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançarmos a salvação por meio de Jesus”, portanto, Ele fará tudo que for necessário, para que não percamos a oportunidade de abraçar a salvação de Jesus enquanto aqui caminhamos. Por conseguinte, devemos estar certos de que toda a nossa vida é um tempo de experiência e de prontidão. A salvação de Jesus é conquistada por nós, hoje, agora, no tempo da nossa vida, enquanto militamos e combatemos na nossa carne. Depois da nossa morte alcançaremos a vida eterna junto Dele em outra dimensão e de uma forma plena. Enquanto aqui vivermos temos também a incumbência de nos exortar e edificar mutuamente para que não caiamos na tentação da acomodação. No entanto, para os que creem, na vida ou na morte Jesus é o autor da salvação. - Como você tem vivido aqui: nas trevas ou na luz? Você tem acolhido a ira ou a salvação? - Como você tem usado os seus dias: como se a vida nunca fosse passar, ou sabendo que de tudo terá que prestar contas um dia?

Salmo 26 – “Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver na terra dos viventes”

Se tivermos consciência de que o Senhor é luz e salvação na nossa caminhada, enquanto aqui estamos nós não podemos temer os homens nem os acontecimentos. Quem confia na bondade do Senhor enfrenta qualquer inimigo porque sabe que Ele não o deixará sucumbir. Mesmo na hora da nossa morte, nós teremos a certeza de que seremos acolhidos na casa de Deus e este é o desejo da nossa alma. A terra dos viventes é o lugar onde Deus habita, é o coração do Senhor que nos abriga, enquanto estivermos aqui na terra ou lá no céu.

Evangelho – Lucas 4, 31-37 – “a autoridade do Espírito Santo ”

Os ensinamentos de Jesus eram convincentes e as Suas ações concretas porque Ele era cheio do Espírito Santo de Deus. A Sua autoridade provinha do fato de que Ele pregava o que vivia e punha em prática o que ensinava. Ele conhecia o que estava ensinando e tinha convicção do que estava falando, pois fora enviado pelo Pai para revelar ao mundo a Sua vontade. Ele não perdia tempo, como nós, discutindo nem batendo boca com as pessoas que eram contrárias à Sua pregação. Conhecia profundamente as Escrituras assim como também as artimanhas do inimigo que tentava confundir as pessoas e as usava como seus instrumentos. Por isso, não demonstrava dúvidas e a Sua vida era o próprio Evangelho. A partir Dele as coisas aconteciam conforme Ele pregava, não vacilava e, consequentemente, até os demônios O reconheciam e O obedeciam. Os espíritos maus lhe eram submissos, porque Ele tinha intimidade com o Pai e confiava em todas as instruções que recebia Dele para vencer o Inimigo. Ele tinha plena consciência da sua missão, tinha firmeza e poder. Ele não agia como nós, que às vezes, fazemos as coisas sem convicção, com medo, inibidos e terminamos por dar contra testemunho dos ensinamentos evangélicos. Com efeito, nós podemos também ter consciência de que quando falamos em Nome de Jesus, nós recebemos Dele a autoridade pelo poder do Espírito Santo que age em nós. A Fé e a coerência da nossa vida em conformidade com a Palavra é que nos farão também ter autoridade em tudo o que pregamos. Por isso, não podemos ter dúvidas no anúncio do Evangelho. Quando não temos convicção do que falamos e nos intimidamos é porque não estamos deixando com que o Espírito Santo se manifeste por meio de nós. A nossa pregação, portanto, deve ser impregnada pelo poder do Espírito Santo. Aí então, até os espíritos maus reconhecerão que estamos falando em Nome de Jesus, e, por isso, se calarão. - Como você tem transmitido o Evangelho às pessoas? Falando ou vivendo? - Você tem autoridade sobre os “espíritos maus”? O que falta a você para que isto aconteça? – Você acredita que o poder de Deus através de você remove montanhas e expulsa os males? – Você assume toda a Palavra que você diz em nome de Deus?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: