quarta-feira, 28 de setembro de 2011

DOM ODILO SCHERER CONCLAMA JOVENS "A OLHAREM A CRUZ"

Em seu mais recente artigo, intitulado "Crise na Igreja? A resposta é a evangelização", o arcebispo de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, trata, principalmente, do assunto da nova evangelização como forma de dissipar essa possível crise envolvendo a Igreja Católica tão cantada na atualidade por diversos segmentos da sociedade.
Tendo como pano de fundo, a peregrinação da cruz e da imagem de Nossa Senhora da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Arquidiocese de São Paulo e pelas diversas dioceses da área metropolitana da capital paulista, o prelado, de fato, pretende tratar de um assunto mais complexo não apenas para a Igreja paulistana, mas para a Igreja do país e do mundo: a crise na Igreja.
Conforme Dom Odilo, a passagem da cruz e do ícone de Nossa Senhora por São Paulo, representa um tempo de renovação de nosso compromisso com a obra do Evangelho. Difusão maciça das palavras de Jesus, isto seria, segundo o cardeal, a solução paras os problema enfrentados atualmente pela Igreja. De acordo com o purpurado, o Papa Bento XVI não se cansa de conclamar a toda a Igreja para uma nova evangelização.
A fim de contextualizar a situação que permite afirmar a vivência de uma crise no seio da Igreja, Dom Odilo expressa que números de diversos levantamentos e pesquisas têm mostrado que a adesão à religião tradicional e à Igreja está diminuindo. "Há, sim, muita religiosidade e oferta de benefícios religiosos, como parte do mercado consumista, mas não como busca e anúncio de Deus e de seu Reino; o nome de Deus tornou-se uma espécie de 'marca' para produtos, capazes de satisfazer desejos e de gerar muito lucro", diz.
No entanto, segundo Cardeal Scherer, diante destes números e deste cenário, não se deve entrar em pânico, e nem tão pouco apelar para soluções mágicas. Apontar culpados e relacionar tudo com alguma questão interna da Igreja, como o celibato do clero, a liberação do aborto e aprovação do divórcio ou das uniões homossexuais também não é a solução, conforme o prelado. "São lugares comuns e recursos fáceis para análises superficiais", afirma.
Para o prelado, a resposta à crise tampouco passa por esconder o Evangelho para contar com a simpatia das pessoas. "Já dizia São Paulo que alguns pretendem esconder a cruz de Cristo, para tornar o Evangelho simpático... Pode haver Cristo sem cruz? Evangelho, sem a via dolorosa?", questiona o purpurado.
Por fim, exortando os jovens a olharem para a Cruz de Jesus e não desanimarem, porque durante 2 mil anos já foram muitas as crises enfrentadas pela Igreja, Dom Odilo afirma que a resposta para estas novas questões é " evangelizar de novo e com nova consciência de que somos todos servidores de uma obra que não é nossa, mas de Cristo e de Deus".
"Coragem, portanto! Ele nunca abandona a obra de seu amor!", conclui o purpurado.

por GaudiumPress

Nenhum comentário: