quinta-feira, 29 de setembro de 2011

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

29/09/11 – 5ª. feira – Miguel, Gabriel e Rafael (arcanjos)



“Neste dia, a Igreja celebra os três gloriosos Arcanjos citados nominalmente nas Sagradas Escrituras: – São Miguel, o Príncipe da Milícia Celeste, aquele que no grande combate ocorrido no Céu, derrotou o revoltoso satanás e seus adeptos, precipitando-os no Inferno; – São Gabriel, o Embaixador de Deus, que levou à Santíssima Virgem o convite para ser Mãe do Messias; - e São Rafael, um dos sete Anjos que assistem ante o trono divino, que curou a vista do velho Tobias e foi guia e protetor do jovem de mesmo nome”.
A Igreja Católica, baseando-se nas Sagradas Escrituras, na herança judaica e nos escritos dos Santos Padres, crê na existência dos anjos, como afirma o próprio Catecismo: “A existência dos seres espirituais, não-corporais, que a Sagrada Escritura chama habitualmente de anjos, é uma verdade da fé. O testemunho da Escritura a respeito é tão claro quanto a unanimidade da Tradição.” (CIC, 328). (retirado do site www.catequisar.com.br )

Daniel 7,9-10-13-14 – “visão de glória”

A leitura nos revela uma visão descrita por Daniel da glória e do fulgor de Deus, no céu, destacando a realeza e o poder de Jesus Cristo, o “filho do homem” a quem todos os povos, nações e línguas devem se render. Desse modo ele nos fala de tronos, ancião de vestes brancas como a neve e cabelos como lã, como também de diversas figuras que denotam a magnificência de Deus. Esta realidade do mundo espiritual, nós só podemos alcança-la com a imaginação, no entanto, ela é uma verdade que se concretiza na medida em que mergulhamos nas Escrituras. A existência dos anjos é muito controvertida para aquelas pessoas que ignoram as Sagradas Escrituras. Quando fazemos a experiência de nos aprofundar na Palavra de Deus e temos acesso ao mundo celestial nós não podemos duvidar da existência dos anjos. São eles, seres celestiais e mensageiros de Deus, para nos defender dos perigos. Contemplar esta mensagem é cultivar em nós a esperança da vida eterna, promissora e repleta de beleza e ter a certeza de que a vitória de Jesus já nos foi garantida. – Você acredita na existência dos anjos? – Qual é a sua atitude em relação a eles? - Você pede a proteção deles? – Você tem Jesus como Senhor da sua vida?

Salmo 137 – “Perante os vossos anjos vou cantar-vos, ó Senhor!”

Esta é sem dúvida uma grande notícia para todos nós: um dia, estaremos juntos com os anjos louvando ao Senhor e contemplando-O face a face. Enquanto lá ainda não estamos, podemos nos nossos momentos de oração pedir a companhia dos anjos e com eles ainda que imperfeitamente, dar graças ao Senhor pelo Seu Amor e por tudo o que realiza na nossa vida..

Evangelho – João 1, 47-51 – “O céu e os anjos”

A história de Natanael não difere muito da história de cada um de nós. Na maioria das vezes nós também somos como Natanael, desconfiados (as) e preconceituosos (as). Se entendêssemos que Jesus está vivo e atuando na nossa vida e, por isso, deseja dar mais sabor e alegria à nossa existência, com certeza, nós não relutaríamos em atender ao Seu chamado. Jesus também nos vê debaixo das “figueiras” (diversas situações) onde nós nos encontramos, conhece os apelos do nosso coração e quer nos curar, nos transformar e animar. Quando só ouvimos falar de Jesus nós desconfiamos, entretanto, a partir do momento em que temos uma experiência pessoal com Ele nós também, como Natanael, podemos dizer: “ Tu és o Filho de Deus, tu és rei na minha vida!” Jesus veio revelar ao mundo o amor do Pai e a sua presença no meio de nós. A cada um que Ele chamou deu provas do Seu poder e da Sua sabedoria. Ele nos chamou para viver o reino dos céus, aqui, e promete a manifestação da Sua glória em cada momento, de acordo com a Fé que tenhamos na Sua palavra. Assim como revelou a Natanael coisas da sua vida, Jesus também o faz conosco, pois conhece tudo a nosso respeito e nada lhe passa despercebido. As suas promessas são também para nós, hoje. “Em verdade, em verdade, eu vos digo, vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem’! Quando temos uma experiência com Jesus nós percebemos que durante os nossos momentos de louvor e oração o céu do nosso coração se abre e nele se fazem presente os anjos que nos trazem a paz e a alegria. - Você já pensou que Jesus, neste momento o (a) vê e conhece tudo de você? O que você acha que poderá estar escondendo dele? – Você imagina a presença dos anjos quando você ora? – Faça dos anjos seus intercessores e perceba como a sua oração terá um sentido mais pleno.

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: