sexta-feira, 30 de setembro de 2011

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

30/09/11 – 6ª. feira – Dia de São Jerônimo (Patrono dos biblistas)

Reflexão Pessoal – Baruc 1, 15-22 – “Pecamos”

Se situarmos esta narrativa no nosso tempo, nós hoje também podemos “corar de vergonha” por causa da nossa surdez diante da voz do Senhor, nosso Deus, que nos exorta a viver de acordo com os seus mandamentos. Assim como acontecia aos “homens de Judá e aos habitantes de Jerusalém“, naquele tempo, acontece também hoje, pois todos “pecamos diante do Senhor e lhe desobedecemos”. Hoje também, não ouvimos a voz de Deus que nos exorta a viver de acordo com o mandamento que Ele nos propõe, mas preferimos seguir às inclinações do nosso “perverso” coração, isto é, da nossa humanidade decaída e sujeita ao mal. Todos nós, do maior ao menor, governantes e povo, sofremos as consequências das calamidades e maldição por seguirmos às inclinações do nosso “perverso coração!” Hoje, também, vemos as calamidades, a maldição, a miséria, a desunião nas famílias e entre os homens, uns matando aos outros, uns querendo derrubar os outros. Servimos, sim, a outros “deuses” como o dinheiro, o sucesso, o luxo, o sexo, às paixões desordenadas e “praticamos o mal aos olhos do Senhor nosso Deus”. No entanto, justiça de Deus se manifesta diante do nosso arrependimento, por isso, a nós resta somente corar de vergonha e reconhecer o estado de iniquidade em que vivemos. Enquanto aqui estamos precisamos confiar na misericórdia de Deus, porém, ela também é uma resposta natural ao nosso arrependimento sincero, ao desejo de melhorar, de ser bom, à busca da santidade. Justo é para Deus, que nós sejamos santos e santas e procuremos vivenciar os Seus mandamentos. Os ensinamentos do Senhor são como farol para a nossa caminhada aqui na terra. Se, ao invés de seguir os conselhos da nossa carne, fizéssemos o “teste” vivendo os conselhos do Senhor, a nossa vida estaria pautada de acordo com a justiça de Deus - Aonde você pode encontrar os ensinamentos de Deus para a sua felicidade? – O que você descobriu mais para a sua vida neste trecho da escritura? – Faça agora uma oração diante do Senhor, pedindo a Ele a Sua justiça para você e os seus.

Salmo 78 – “Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos, ó Senhor!”

A humilhação diante das circunstâncias e situações da nossa vida nos faz refletir sobre os nossos atos e as nossas transgressões. Sabemos que as nossas ações são como um ponto de partida para as consequências que teremos de enfrentar. Mesmo que tenhamos dentro de nós um desejo de fazer o bem, acabamos por praticar o mal que às vezes, nem queríamos cometer. Mas para toda ação, há uma reação. O povo de Jerusalém também sofria na carne a resposta da sua idolatria. Porém, clamava ao Senhor por misericórdia: “mas venha logo sobre nós vossa bondade, pois estamos humilhados em extremo”. Que nós, também, possamos nos humilhar diante da grandeza de Deus reconhecendo a nossa pequenez e esperando por Sua misericórdia.

Evangelho de Lucas 10, 13-16 – “o mundo precisa de testemunhas de Deus”

Jesus recriminava o povo das cidades aonde Ele realizava os milagres. Diante de tantos prodígios que Ele operava nem por isso, eles abriam os olhos e mudavam de atitude. Não se convertiam, não progrediam espiritualmente e davam contra testemunho para as outras cidades. Corazim, Betsaida, Cafarnaum, somos cada um de nós que vemos de perto os milagres do Senhor na nossa vida, mas continuamos os mesmos. Por causa da nossa dureza de coração nós não conseguimos ser instrumentos de Deus para os que nos “escutam” falar em Seu Nome. Propomo-nos a edificar o reino de Deus aqui na terra, falamos em Seu Nome, mas não agimos conforme pregamos. Se, falamos, mas não agimos, estamos contribuindo para que Jesus seja rejeitado, tendo em vista as nossas más ações diante dos homens. Pensamos que estamos indo para o céu, mas na verdade, estamos sendo atirados ao inferno que é a ausência da presença de Deus. O mundo precisa de testemunhas fiéis de Jesus, para ser restaurado e nós, estamos jogando fora o tempo precioso em que estamos vivendo. Mais uma vez as leituras de hoje nos remetem ao arrependimento dos nossos pecados. Por isso, hoje, somos chamados (as) por meio dessa liturgia a repensar as nossas ações e a nos comprometermos com uma mudança nas nossas atitudes. A fé remove montanhas e o testemunho da nossa fé irá transmudar o nosso coração e a vida do povo de Deus. – A sua pregação tem sido eficaz diante dos homens? – Você fala e vive o que fala? – Você tem sido instrumento de atração ou de rejeição das pessoas para Jesus? – Você tem certeza de que vai para o céu? – Você tem “visto” os milagres de Deus na sua vida?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: