quarta-feira, 30 de novembro de 2011

SAUDAÇÃO AOS NOVOS ARCEBISPOS DE PORTO VELHO E DE NITERÓI

domEsmeraldo_domJoseFranciscoDom Leonardo Steiner, bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, faz saudação especial, em nome do episcopado, dirigida aos novos arcebispos nomeados nesta quarta-feira pelo Papa Bento XVI: Dom Esmeraldo Barreto Fariias para a arquidiocese de Porto Velho (RO) e Dom José Francisco Rezende Dias para a arquidiocese de Niteroi (RJ)

Veja a Nota
Saudação aos novos arcebispos de Porto Velho e de Niterói
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB recebe, com satisfação, duas nomeações episcopais feitas pelo papa Bento XVI: como arcebispo de Porto Velho (RO), Dom Esmeraldo Barreto de Farias e como arcebispo de Niterói (RJ), Dom José Francisco Rezende Dias e saúda os irmãos com o desejo de que os novos desafios pastorais sejam enfrentados com entusiasmo e generosa dedicação ao Reino. Os dois novos arcebispos são admiráveis pastores da Igreja no Brasil.
Dom Esmeraldo, bispo de Santarém (PA) desde abril de 2007, tem realizado um reconhecido e extraordinário serviço na diocese além de ter colaborado com a Conferência, no último quadriênio, como presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada. Entre inúmeras características fecundas de sua atuação poderia se destacar, a título simbólico, a decidida orientação dada aos seminaristas para o aprofundamento e a experiência concreta da vida missionária em comunidades necessitadas.
Dom José Francisco Rezende Dias, bispo de Duque de Caxias desde 2005 depois ter servido ao povo de Deus como bispo auxiliar em Pouso Alegre (MG), também tem realizado seu ministério deixando rastros de profundo amor e fidelidade. Em carta dirigida hoje à arquidiocese de Niterói, Dom José Francisco declarou: “Confio na graça de Deus. Darei tudo de mim para ser um bispo servidor do Evangelho. Preciso e conto com o apoio e a oração de todos para ser fiel a esta missão. Rezemos juntos. Caminhemos juntos”. Respondemos positivamente ao seu apelo e confirmamos nossa comunhão.
Unimos-nos, de coração, às comunidades das duas arquidioceses que aguardam a chegada dos novos pastores recorrendo à oração e pedindo a proteção de Maria Santíssima para que eles sejam copiosamente abençoados.
Aos estimados Dom Moacyr Grechi e Dom Alano Maria Pena, arcebispos eméritos de Porto Velho e de Niterói respectivamente, o nosso reconhecimento pela enorme contribuição que deram ao povo e a Igreja. “Último de todos, servo de todos” tem sido um programa de vida para Dom Grechi em sua luta heróica na defesa dos pequenos e fracos, sobretudo daqueles que são atingidos pela injustiça social que se expressa na concentração da terra e na violência contra lideranças do povo organizado. Dom Alano, sob a inspiração de seu lema “Ut unum Sint” (Que sejam um), sempre nos deu um singular testemunho de compromisso com o povo e na disponibilidade diante dos chamados da Igreja por meio de seu itinerário episcopal: auxiliar de Belém(PA) e bispo de Marabá (PA) e de Nova Friburgo (RJ) e como arcebispo de Niterói (RJ). Desejamos que eles continuem a ser agraciados com alegria, saúde e paz.
Brasília, 30 de novembro de 2011


Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB

Nenhum comentário: