quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

28/12/11 – 4ª. Feira - SANTOS INOCENTES – MÁRTIRES

- 1 João 1,5-2,2 – “A Luz de Deus nos tira das trevas”_

Jesus Cristo veio ao mundo também para nos revelar a face de Deus Pai a fim de que possamos usufruir de tudo o quanto Ele deseja nos presentear. E o maior presente que o Pai nos concede por meio do Seu Filho Jesus, é, justamente, o Seu grande amor, misericordioso e cheio de ternura. Quanto mais nós nos aproximamos da luz mais nós percebemos as coisas que estão à nossa volta! Da mesma forma, quanto mais nos aproximamos de Deus mais enxergamos o Seu plano de Amor, Sua bondade, Sua Majestade, e conseguimos distinguir e refletir sobre as nossas fraquezas, nossos pecados, mas também acerca das nossas virtudes e das graças que a cada dia recebemos, Dele, porque DEUS É LUZ. A Luz de Deus nos tira das trevas da ignorância. Por isso, São João, hoje, nos conclama a aproximarmo-nos da Luz do Senhor. Quando estamos sob a Luz do Espírito Santo nós conseguimos reconhecer o nosso pecado e pedir a Jesus que interceda por nós junto do Pai. Jesus Cristo é o justo que se entregou como vítima de expiação pelos nossos pecados e pelos pecados do mundo inteiro. Somente Ele pode, diante de Deus, nos justificar e nos purificar. Entretanto, a única maneira de nos purificarmos desse pecado é reconhecê-lo e confessá-lo. Com efeito, este é um tempo propício para que confessemos o nosso pecado e nos preparemos espiritualmente para receber, juntamente com o Menino Jesus, a vida nova que o Pai quer nos dar. - Você se acha pecador (a)? Você sente a luz de Deus na sua vida? - Você sabe que o ÚNICO que pode justificar o seu pecado é JESUS? Você mesmo (a) não pode justificar-se apenas arrepender-se. Faça isso!

Salmo 123 – “Nossa alma, como um pássaro, escapou do laço que lhe armara o caçador.”

Se fizermos uma avaliação da nossa vida em tudo o que vivenciamos, com certeza, nós também cantaríamos como o salmista: “Se o Senhor não estivesse ao nosso lado”...na hora do desespero e da aflição, o que teria sido de nós! Muitas vezes também, na hora da tribulação nós temos a sensação de que estamos submergindo e que a correnteza tenta nos arrastar, porém nós sabemos que o nosso auxílio está no nome do Senhor que fez o céu e fez a terra!”.

Evangelho – Mateus 2, 13-18 – “ fugindo da fúria do rei ”

Apesar dos percalços e entraves que o inimigo tenta colocar para desarticula-lo, O Plano de Deus para a humanidade se cumpre fielmente. Deste modo, nós percebemos que até o Filho de Deus foi vítima da articulação de satanás que agiu por meio de Herodes. Entrementes, a onisciência e a onipotência de Deus superam as armadilhas do mal, pois Ele envia os Seus mensageiros a fim de advertir àqueles que procuram fazer a Sua vontade. Por isso, o anjo do Senhor apareceu a José e mandou que ele pegasse o menino e sua mãe para fugir da fúria do rei. José obedeceu e partiu para o Egito onde permaneceu até a morte de Herodes. Apesar disso, as crianças de Belém sofreram as consequências da cólera do rei que mandou matar todas as que tinham de dois anos para baixo. Do mesmo modo acontece, hoje, nos nossos dias. O demônio continua tramando e montando armadilhas para que os filhos de Deus caiam e se submetam às suas investidas, tentando-os e flagelando-os com o pecado. Somente aqueles (as) que estão em sintonia com Deus, que obedecem à Sua Palavra e creem verdadeiramente em Jesus conseguem se livrar das astúcias do inimigo. Por isso, hoje, vemos tantos jovens com a vida destroçada, tantas famílias em desarmonia, guerra, fome, miséria. O pecado devasta o mundo e se não tivermos firmados nos ensinamentos evangélicos, nós iremos sucumbir com ele. Hoje também os inocentes pagam o preço da insanidade dos “reis” que procuram vítimas para suas frustrações. No entanto, nunca poderemos esmorecer, pois o anjo do Senhor está perto e na hora precisa, também ele nos dirá: “Levanta-te e vai para o Egito”. O Egito é lugar de penúria, de solidão, mas é também lugar de purificação, onde nós nos encontramos conosco mesmos e com Deus, e depois, retornamos para encontrar os irmãos. – Você tem sabido escutar a voz do Senhor que o (a) chama ao deserto? – Você tem sofrido as consequências do pecado? – Você acredita que o inimigo de Deus está atento para atrai-lo? – Você tem buscado refúgio na Palavra de Deus e na oração?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: