terça-feira, 31 de janeiro de 2012

COM O APOIO DA IGREJA, CASOS DE HANSENÍASE CAEM 15% EM UM ANO

O Ministério da Saúde divulgou na quinta-feira, 26 de janeiro, os novos números dos casos de hanseníase no país. Houve queda de 15% nos novos casos entre os anos de 2010 e 2011. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em parceria com a Pastoral da Criança, Pastorais Sociais e Ministério da Saúde, participa da campanha pela mobilização e conscientização sobre a hanseníase, com ações específicas de combate, identificação e tratamento da doença.

O Brasil mantém a queda na incidência da hanseníase. Entre 2010 e 2011, o coeficiente de detecção de casos novos caiu 15%. Entre menores de 15 anos, este percentual baixou 11%. Os dados preliminares mostram que, em 2011, houve 30.298 casos novos detectados, um coeficiente de 15,88 casos novos por 100 mil habitantes. Destes, 2.192 casos foram registrados em menores de 15 anos (4,77 por 100 mil habitantes). Em 2010, o coeficiente de detecção geral foi de 18,22 por 100 mil habitantes, correspondendo a 34.894 casos novos da doença no país, sendo 2.461 casos na população menor de 15 anos (5,36 por 100 mil habitantes).

Neste último domingo de janeiro, 29, foi celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase. "Estas datas servem para refletirmos a situação da doença no Brasil. Entre 2010 e 2011, o coeficiente de detecção de casos novos caiu 15%. Queremos ampliar esse esforço para obter a eliminação da doença como problema de saúde pública no país", afirma o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa. Dados preliminares mostram que, em 2011, 23.660 pessoas estão em tratamento.

Jarbas Barbosa lembra a importância do trabalho dos agentes comunitários da Saúde, que vão até as escolas ensinar aos adolescentes a fazerem o autoexame. "Os profissionais fazem uma triagem. Onde há crianças ou adolescentes com hanseníase, certamente há adultos também, mas o medo de ser discriminado muitas vezes torna-se barreira para procurar ajuda", explica Jarbas Barbosa. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas varia de dois a cinco anos.

Ação da Igreja

Desde o ano de 2000, a Pastoral da Criança integra a Rede Global de Eliminação da Hanseníase e mobiliza esforços nos municípios onde existem muitos casos da doença. O alerta para ficar atento à doença, no entanto, serve para todas as comunidades.

No Brasil existem muitas pessoas com hanseníase, nas diferentes faixas etárias, que podem não saber quais são os sinais da doença e que ela pode ser tratada gratuitamente e curada. A falta de informação e as lendas sobre a doença prejudicam a identificação da Hanseníase, geram preconceito e dificultam o tratamento.

Além de participar da mobilização nacional para conscientização da hanseniase (tratamento e cura, no dia 10 de outubro) a entidade também prepara materiais específicos de comunicação sobre sintomas, tratamento e meios de prevenção da doença. A estratégia da Pastoral da Criança é a soma de esforços com dioceses, paróquias, congregações religiosas como os Franciscanos e Franciscanas e outras. Os líderes da Pastoral da Criança são parceiros na luta contra a Hanseníase no Brasil e por estarem próximos das famílias, podem ajudar a reconhecer sinais da doença e orientá-las na busca de tratamento nos serviços de saúde.

Fonte: CNBB

Nenhum comentário: