domingo, 26 de fevereiro de 2012

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

26/02/12 – I Domingo da Quaresma

- Primeira Leitura: Gênesis 9, 8-15 – “O sinal do arco no céu”

Ao longo das gerações Deus sempre fez alianças com o Seu povo prometendo-lhe bênção e vida nova. No entanto, por diversas vezes, o povo quebrou o pacto com Ele e esqueceu as Suas propostas e as Suas promessas. A Aliança de Deus com Noé, depois do dilúvio é muito significativa para nós, pois consiste numa promessa de restauração de toda a Sua criação. O sinal do arco íris é uma lembrança de que o Senhor nos chama à alegria e à beleza da vivência de um tempo de renovação da espécie humana e nos promete que não seremos mais afligidos por Ele. O intuito do Senhor sempre será a nossa salvação e conversão e para que isto aconteça, Ele não se cansa de nos acenar com a perspectiva de que a cada dia nós poderemos começar a viver uma história diferente. Por isso, não podemos continuar a dizer como muitos propagam que é Deus quem faz com que aconteçam as desgraças e as intempéries. Deus quer somente o há de melhor para nós e como Ele mesmo nos prometeu, as águas do dilúvio não poderão nos arrastar nem nos fazer afundar. Ele colocou um arco no céu e é para lá que devemos nos voltar a fim de apreciar toda a beleza da criação que foi preparada para que nós possamos ter com ela uma harmonia perfeita. – Você tem medo dos fenômenos que acontecem na natureza? – Você acha que eles são um castigo de Deus? – Você confia nas promessas do Senhor por meio da Palavra? – Você já se apossou destas promessas para a sua vida?

Salmo 24 : “Verdade e amor são os caminhos do Senhor”.

Os caminhos do Senhor são para nós a estrada da verdade e do amor. Ele nos orienta e nos conduz para que possamos conhecer a Sua salvação. A ternura e a compaixão do Senhor Deus são eternas e a Sua misericórdia e a Sua bondade não têm limites. O Senhor é cheio de piedade e retidão e nos reconduz ao bom caminho, mesmo que sejamos pecadores. Se reconhecermos os nossos pecados Ele nos dirige na humildade e na justiça nos ensina o seu caminho.

2ª. Leitura: 1º Pedro 3, 18-22 – “O homem Justo que se entregou para salvar os homens injustos”

Jesus Cristo é o Homem Justo que se entregou aos homens injustos a fim de conduzi-los a Deus. São Pedro nos fala nesta carta que depois de padecer e morrer na carne Jesus foi vivificado no espírito E foi em espírito que ele visitou os rebeldes que morreram no tempo do dilúvio e estavam encarcerados. Deus esperou com paciência que Jesus cumprisse a Sua Missão e que assim como Noé quando construiu a arca para salvar a sua família do dilúvio Ele também viesse para nos acolher nas águas do Batismo e nos livrar da escravidão do pecado. A ressurreição de Cristo é a prova maior da Sua vitória contra a morte e a garantia de que nós também somos vitoriosos. Jesus está assentado no céu à direita do Pai e desde já nós podemos dizer que estamos com Ele, pois somos membros do Seu Corpo. Assim sendo, nós também estamos juntos do Pai no coração de Jesus apesar das nossas iniquidades, porque a justiça de Jesus apaga a nossa injustiça. – Você crê que Jesus Cristo veio salvar os vivos e os mortos? – Você acredita na ressurreição de Jesus? – Você já pensou que Jesus Cristo está sentado à direita do Pai e que você faz parte do Seu Corpo?

-Evangelho - Marcos 1, 12-15 – “tempo de recolhimento e oração”

O tempo da Quaresma nos leva a meditar também sobre os quarenta dias que Jesus, impelido pelo Espírito Santo se dirigiu ao deserto para um tempo de recolhimento e oração. Os quarenta dias, (quarentena), que Jesus passou no deserto se constituiu num período de purificação, de penitência e também de tentação, pois foi nestas circunstâncias que o demônio aproximou-se dEle a fim de tentá-lo aproveitando-se do Seu estado debilitado pelo longo período de sacrifício. No entanto, apesar de parecer fisicamente abatido Jesus estava cheio do poder do Espírito Santo e pôde rechaçar as investidas do inimigo. Para nós, também, a quaresma é um tempo propício para que nós possamos, imitando a Jesus, vivenciar a oração e a penitência e, assim, experimentar a força e o poder do Espírito Santo na nossa caminhada. Sempre que estivermos dispostos (as) a fazer a vontade de Deus e nos decidirmos seguir a Jesus nós estaremos sujeitos a tentação. Todavia, em todas as situações em que nós nos deixarmos guiar pelo Espírito Santo, mesmo que haja lutas e tribulações, nós, a exemplo de Jesus, sairemos vitoriosos (as), pois o demônio não tem poder sobre nós. O Evangelho nos revela também que Jesus esteve em companhia dos animais selvagens. Para nós, os animais selvagens, com certeza, são os empecilhos que encontraremos no nosso caminho nos desviando do propósito da nossa vivência quaresmal. O reino de Deus está próximo, isto é, está dentro do nosso coração, porém ele só acontece em nós, depois que nós nos apossamos do Espírito Santo para vencemos os inimigos que também moram dentro do nosso interior. – Você já pensou em viver o deserto neste tempo da Quaresma?– Como você espera vencer as dificuldades? – O que você irá renunciar neste tempo? – Você tem se apossado do Espírito Santo para que Ele o (a) ajude?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: