sábado, 31 de março de 2012

DOM FERNANDO PANICO PARTICIPA DE REUNIÃO DA CNBB E ANUNCIA PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA NA DIOCESE DE CRATO



Depois de participar de mais uma reunião do Regional I da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, dom Fernando Panico, bispo de Crato, retornou a sua cidade e aproveitou para divulgar a programação da Semana Santa que começa amanhã, dia 1º de abril, com a bênção dos Ramoos e celebração eucaristica em todas as paroquias da Diocese. - Durante toda a Quaresma os fiéis se prepararam para a Semana Santa que começa amanhã,inclusive com confissões, "nós realizamos um mutirão de confissões, com a presença de todos os padres".
PROGRAMA
A Semana Santa, segundo dom Panico, inicia-se amanhã, com uma procissão saindo do Santuário Eucarístico Diocesano do Crato rumo á Catedral. Trata-se de um breve percurso, mas como acontece todos os anos, com a presença de uma multidão de fiéis. Depois do domingo de Ramos, segunda, terça e quarta-feiras celebrações costumeiras até chegar na quinta-feira Santa, pela manhã, celebração do Sacramento da União de todos, os padres com o bispo e a bênção dos Santos Óleos, que servirão depois para a celebração do Batismo, Confirmação . da Unção dos Enfermos e da Ordem. "Celebração muito rica, que reúne todos os padres e fiéis ao redor do bispo. Celebração da Comunhão e da unidade da Igreja". Na parte da tarde, a celebração da Ceia do Senhor, assim chamada, com o lava-pés e depois o início da Adoração ao santissimo Sacramento até a Meia Noite, quando a Igreja comemora o início do Sacramento da Eucaristia, a instituição do Sacerdócio Ministerial e o dia em que Jesus nos deu um mandamento novo, o Mandamento da Caridade Fraterna: "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei".
- Chegamos na Sexta-Feira Santa, diz dom Panico, quando se celebra a Paixão e Morte de Jesus e a profunda veneração à Santa Cruz, que será beijada por todos os fiéis. Depois nos preparamos para receber a Santa Comunhão.E no Sábado Santo, a grande vigília pascal, que Santo Agostinho chama de "A maior de todas as Vigílias", entre o sábado e o domingo. É a noite em que a Igreja renasce ao mistério do redentor que dá tudo por nos, que nos lava com seu sangue. A noite em que as trevas é vencida pela luz, que é Jesus.
No final, Panico aproveita para abençoar a todos e desejar uma feliz Páscoa e uma feliz Semana Santa.

Nenhum comentário: