domingo, 27 de maio de 2012

REFLEXÕES DAS LEITURAS DE HOJE

27/05/12 – Domingo de Pentecostes

- 1a. Leitura - Atos 2, 1-11 – “falando novas línguas”

Atendendo às recomendações de Jesus os apóstolos permaneceram reunidos no mesmo lugar a espera do cumprimento da Promessa do Pai. E o Espírito Santo prometido do Pai e anunciado por Jesus, lhes veio no dia de Pentecostes para fazer uma revolução nas suas vidas. De tímidos e covardes, eles se tornaram corajosos, destemidos, e com sabedoria “falavam em outras línguas”. Assim, todo o povo que se reunia para a festa, devotos de todas as nações do mundo se admirou e ficou confuso, pois os apóstolos falavam em outras línguas e eles compreendiam no seu próprio idioma as maravilhas que Deus operava no meio deles. Nós também hoje vivemos um Pentecostes permanente. Todo dia é dia útil para que o Espírito Santo aja em nós e nos motive a falar em línguas e profetizar anunciando as Suas maravilhas. Falar em línguas sob a ação do Espírito Santo é deixar que Ele, na Sua linguagem, exponha através dos nossos lábios as moções que Deus deseja nos fazer conhecer. A ação do Espírito Santo é justamente a de nos dar o entendimento para as coisas que antes nós não compreendíamos. A experiência com o Espírito Santo nos faz encarar os fatos e os acontecimentos com coragem e ardor. O barulho e o vento do Espírito Santo são sentidos por todo aquele (a) que é batizado e se deixa apossar pelo Seu poder. Todos nós podemos experimentar as maravilhas de Deus na nossa própria língua, isto é, no nosso entendimento, na nossa situação pessoal, nas nossas necessidades reais, na realidade da nossa vida. Por isso é que nas nossas reuniões de oração, quando estamos unidos (as) no mesmo Espírito, nós recebemos os “recados” de Deus por meio de uns e de outros. – Você entendeu por que precisamos permanecer reunidos (as), em oração? – Você já teve uma experiência com o Espírito na “sua própria língua”?

Salmo 103 – “Enviai o vosso Espírito, Senhor, e da terra toda a face renovai”

O Espírito Santo é quem renova a face da terra do nosso coração. Sem o Espírito Santo a nossa alma perece e se torna pó. “Enviais o vosso espírito e renascem e da terra toda a face renovais”, diz o salmista. Por isso que de coração renovado pelo poder do Espírito Santo nós bendizemos ao Senhor. Ele nos tira do abismo, da ignorância, e nos coloca no lugar que Ele preparou para que tenhamos vida nova: o Seu Amor.

2a. Leitura – 1 Coríntios 12, 3-7.12-13 – “a beleza da unidade da Igreja”

São Paulo nos faz compreender a beleza da unidade da Igreja, que é guiada pelo Espírito Santo quando afirma que “Há diferentes atividades, mas um mesmo Deus que realiza todas as coisas em todos”. O Espírito Santo é quem fortalece a nossa caminhada de cristãos, pois nos dá os dons necessários para que caminhemos, cada um dentro da sua realidade e do seu chamado. Cada um de nós é uma parte do todo e formamos um único Corpo, bebendo de um único Espírito. Só o Espírito Santo de Deus pode nos fazer reconhecer o Senhorio de Jesus na nossa vida, por isso São Paulo nos adverte: “ninguém pode dizer Jesus é o Senhor, a não ser no Espírito Santo”. É Ele quem nos motiva a formar comum unidade, vivendo sob a autoridade de um só Senhor. Por isso, em qualquer área ou atividade da nossa vida podemos proclamar que Jesus é o Senhor. Senhor da nossa casa, do nosso trabalho, do nosso lazer, da nossa Comunidade! Somos UM, porque fomos batizados e possuímos o Espírito Santo como motivador. A nossa oração deve ser constante e em todos os momentos podemos suplicar: “”Vinde, Espírito Santo e renovareis a face da terra”. É Deus quem pelo poder do Espírito Santo realiza todas as coisas em todos, por isso, não podemos nos calar. O Espírito Santo nos impulsiona, nos ensina, nos revela os mistérios de Deus e se não o invocamos, perdemos tempo e oportunidades. – Você sabe acolher os dons do Espírito Santo tanto em você como nos outros? – Você percebe que as diferenças entre as pessoas formam uma unidade no Espírito? – Jesus é o Senhor da sua vida? – Você tem consciência de que o Espírito Santo mora no seu coração?

Evangelho – João 20, 19-23 – “A paz do Espírito Santo”

O Espírito Santo é o portador da paz de Jesus. O mesmo Espírito Santo que Jesus, depois de ressuscitado soprou sobre os Seus apóstolos quando lhes desejou a paz, nós também O recebemos no nosso Batismo. Consequentemente, não podemos separar a paz de Jesus do Seu Espírito Santo. Quem tem o Espírito Santo, tem paz porque sente o amor do Pai e do Filho manifestando-se dentro do seu coração. Todas as pessoas que têm convicção do amor de Deus, sentem no coração a presença amorosa da Sua paz. A paz de Jesus nos dar a certeza de que os nossos pecados são perdoados. Nunca precisaremos trazer a nossa alma atribulada pelos acontecimentos do mundo, pois recebemos o Espírito de Jesus no nosso Batismo e com Ele também a sua paz. A nossa carne é fraca e se ressente, porém o nosso coração está firme porque Jesus é quem nos assegura: “A paz esteja convosco”, “Recebei o Espírito Santo”. Somos enviados a levar ao mundo esta paz e o amor de Cristo o qual experimentamos pelo poder do Seu Espírito Santo. O Espírito Santo é quem nos envia, nos acompanha e nos motiva a irmos em frente, na nossa caminhada e é quem nos sustenta nas batalhas que travamos no nosso dia a dia. É também Ele quem nos tira da acomodação e nos faz enxergar as coisas do céu, que fogem da nossa visão humana. - Você tem tido experiência com o Espírito Santo? – Você sente o seu coração em paz mesmo que o mundo ao seu redor esteja desabando? A que o Espírito tem lhe motivado? – O que você entende por “renovar a face da terra”?

Helena Serpa,
Fundodara da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: