terça-feira, 26 de junho de 2012

REFLEXÕES DAS LEITURAS DE HOJE

26/06/12 - 3a. Feira – XII semana do tempo comum

- 2 Reis 19,9-11.14-21.31-36 - “ a vitória é do Senhor”

Saber que o Senhor escuta as nossas orações, vê as nossas ações, é condição indispensável para que possamos enfrentar nesta vida os “reis” que nos ameaçam e querem nos desestimular quando pomos a nossa confiança no Deus Onipotente. Diante da audácia e da prepotência do rei da Assíria o qual duvidava da ação de Deus para salvar Jerusalém o rei de Judá, Ezequias, adotou a atitude mais correta e eficaz: reconhecendo a sua incapacidade rogou ao único Deus, criador do céu e da terra que livrasse Jerusalém das mãos do inimigo a fim de que todos os reinos da terra conhecessem o Seu poder. E o Senhor respondeu a sua oração com a promessa de proteção para a cidade e cumpriu com o juramento. Deus está muito perto de cada um de nós e sabe de tudo que se passa nos nossos corações, por isso, o socorro Dele é seguro. Não podemos duvidar das suas ações nem da Sua intervenção. Muitas vezes, por causa das ameaças e das chantagens nós temos a tentação de nos entregar e aceitar a derrota nos conformando às situações que não são da vontade de Deus, porque não O buscamos na oração. Na prática, quando nós, em oração, apresentamos ao Senhor os nossos questionamentos, assim como também as circunstâncias delicadas as quais enfrentamos, nós conseguimos fazer escolhas mais acertadas, temos mais coragem para tomar decisões e os nossos “inimigos” tornam-se fáceis de ser vencidos. Em todas as ocasiões que apresentarmos ao Senhor os nossos temores, problemas e dificuldades poderemos ter a certeza de que mesmo tendo que enfrentar o inimigo face a face, a vitória será certa, pois o Senhor nos livra do mal. Portanto, não percamos tempo sofrendo em desespero e entregando o “ouro ao bandido”, mas recorramos ao “único Deus de todos os reinos da terra” “aquele que ouve e vê e atende os nossos pedidos”, para que todos conheçam Aquele que verdadeiramente tem poder. - O que você faz quando as pessoas o (a) desestimulam, e questionam a ação de Deus na sua vida? – Você costuma desanimar diante das tentações ou pede socorro ao Senhor? – Você confia no Senhor mesmo quando todos à sua volta dizem o contrário?

Salmo 47 – “O Senhor estabelece sua cidade para sempre”

O salmo fala da cidade em que Deus mora! A mansão do grande rei é a nossa alma, cidade forte, bem vigiada. É lá que Deus se revela, pois escuta os nossos pensamentos e conhece os nossos sentimentos. O nosso coração é o monte onde nos colocamos em oração e a Ele prestamos louvor e adoração recordando a Sua bondade para dar testemunho em toda a terra. Na cidade de Deus somos preparados (as) para enfrentar as feras do mundo.

Evangelho – Mateus 7, 6.12-14 – “uma via de mão dupla ”

Jesus nos exorta a levarmos a sério nossa vivência de cristãos comprometidos com o Seu seguimento, não dando aos “cães as coisas santas” nem “atirando aos porcos as nossas pérolas”. As coisas santas são as coisas de Deus com as quais convivemos, participamos, usufruímos, vivenciamos e experimentamos. As nossas pérolas são o resultado do que assimilamos e apreendemos com a vivência das coisas de Deus, que nos levam a dar testemunho de verdadeira conversão. Damos aos cães as coisas santas e atiramos aos porcos as nossas pérolas quando queremos falar em nome de Deus sem ter convicção daquilo que pregamos, quando também, em Seu nome tentamos influenciar na vida das pessoas, mas damos contra testemunho e o nosso comportamento não condiz com a nossa pregação. As nossas palavras e ações precisam ter coerência com o que aprendemos com Jesus. Perdemos tempo e banalizamos as coisas de Deus, muitas vezes até discutindo e medindo forças com pessoas que não têm nenhum conhecimento da Palavra e nos questionam com o fim de nos influenciar, para destruir a nossa fé e a nossa esperança. Se não estivermos firmes nos ensinamentos de Jesus as nossas pérolas, (ideias, pensamentos, moções apreendidas), podem ser vencidas e nós seremos desmoralizados (as). Jesus também nos adverte para que o nosso relacionamento interpessoal seja uma via de mão dupla, portanto o que exigimos dos outros precisamos ser os primeiros a adotar. Se, nas nossas relações interpessoais estabelecermos que os outros nos façam o que nós mesmos não conseguiremos fazer a eles, estaremos também atirando aos porcos, o que apreendemos e o nosso testemunho não é coerente com os preceitos de Jesus. Por isso, para preservar os ensinamentos do Evangelho devemos desejar ao outro tudo o que desejarmos também para nós. Não podemos querer seguir Jesus entrando pela porta larga, pois ela nos leva ao caminho do contra testemunho, da negação aos Seus ensinamentos. A porta estreita é a porta dos ensinamentos evangélicos, que, embora sejam difíceis de vivenciarmos, dá acesso ao caminho que nos leva à vida eterna. Muitas vezes queremos seguir o caminho mais fácil, que nos custa menos, no entanto, caminhamos para a perdição. – O que você tem feito com as pérolas que tem colhido nas coisas santas? – Você tem firmeza e convicção em tudo que você tem aprendido com Jesus? – Você costuma discutir as coisas de Deus com pessoas alheias ao assunto, querendo convencê-las? - O que você quer para o seu vizinho é o mesmo que você deseja para você e os seus? - Por qual porta você tem procurado passar nas encruzilhadas da sua vida: a mais fácil ou a mais difícil?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: