terça-feira, 31 de julho de 2012

AS EQUIPES DE NOSSA SENHORA REUNIRAM 7500 EQUIPISTAS EM BRASÍLIA

Entrevista com Casal responsável da Super-região Brasil, Cida e Raimundo
Por Thácio Siqueira

Brasília (ZENIT.org) - Aconteceu na cidade de Brasília, do 20 ao 26 de Julho, o XI Encontro Internacional das Equipes de Nossa Senhora.
O Movimento conhecido como “Equipes de Nossa Senhora”, é uma Associação Internacional Católica de Leigos, reconhecida pelo Decreto 650/92/AIC-18, do 26 de Julho de 2002, do Pontifício Conselho para os Leigos. Tem como carisma a Espiritualidade Conjugal e a sua mística se resume nesse tripé: Reunidos em nome de Cristo, Auxílio mútuo e Testemunho.
Cada país conta com um casal responsável, denominado “Super-Regional”. ZENIT esteve no local do XI Encontro Internacional, em Brasília, entrevistando o casal responsável das Equipes de Nossa Senhora da Super-Região Brasil, Cida e Raimundo.
Apresentamos na íntegra a entrevista:
ZENIT: Por que o XI Encontro internacional das Equipes de Nossa Senhora está sendo realizado no Brasil?
CIDA E RAIMUNDO: As Equipes de Nossa Senhora fazem parte de um Movimento Internacional, logo para concretizar esta internacionalidade a Equipe Responsável Internacional (ERI), após escolha em votação definiu que o XI Encontro ocorresse no Brasil.
E por que na cidade de Brasília?
CIDA E RAIMUNDO: Pelas condições favoráveis: o período (as pessoas saem de férias), a excelente rede hoteleira, o espaço físico para realizar um evento desta magnitude.
ZENIT: Há membros equipistas das mais diversas realidades sociais no Brasil: desde Ministros à humildes pescadores. Qual é o motivo desse leque tão grande de aceitação?
CIDA E RAIMUNDO: A explicação para esta aceitação de todos é muito simples: Somos todos filhos de Deus, sendo filhos de Deus, somos todos irmãos e entre irmãos não podemos ter distinções de classe, raça. Só estamos nos comportando com Jesus nos ordenou. “amem uns aos outros como Eu vos amei”.
ZENIT: O Movimento chegou ao Brasil há muito tempo? Como?
CIDA E RAIMUNDO: Sim, há 62 anos. Um casal brasileiro, Nancy e Pedro Moncau, tendo ouvido falar desse Movimento existente na França, entrou em contato com o Pe. Henri Caffarel, seu fundador, e, em maio de 1950, foi criada a primeira equipe.
ZENIT: Vocês são o casal responsável da Super-Regional Brasil. O que significa isso?
CIDA E RAIMUNDO: Significa colocar-se a serviço da Igreja e dos irmãos em uma missão espiritual.
ZENIT: Qual é o papel de vocês no Movimento?
CIDA E RAIMUNDO: Animar os membros para que eles acreditem que é possível fazermos uma caminhada rumo à santidade em casal. Zelar pelo Carisma, Mística, Pedagogia e Unidade do Movimento.
ZENIT: A organização do XI Encontro esteve a cargo de vocês? Contou com quantos participantes?
CIDA E RAIMUNDO: A organização desse Encontro Internacional coube ao casal Graça e Roberto Rocha sob a responsabilidade da ERI. Importa salientar que Graça e Roberto coordenaram várias equipes de trabalho, os quais, com dedicação e muito esforço e eficiência fizeram o Encontro acontecer. Participaram do Encontro mais de 7.500 pessoas, fora as equipes de trabalho.
ZENIT: O nome faz referência à Nossa Senhora. A espiritualidade de um equipista é somente mariana?
CIDA E RAIMUNDO: Maria é a inspiradora e aponta o caminho que nos leva a Cristo. Portanto, o Movimento é Cristocêntrico.
ZENIT: Como é que um casal entra no Movimento?
CIDA E RAIMUNDO: Normalmente os casais entram no Movimento indicado por padres, amigos.
ZENIT: Os participantes do XI Encontro Internacional fizeram um ato público na esplanada dos ministérios em Brasília. Uma média de 8.000 equipistas reunidos na esplanada, para refletirem e rezarem. Qual foi a mensagem principal que o Movimento quis passar com esse ato público?
CIDA E RAIMUNDO: Mostrar à sociedade que a família faz parte do projeto de Deus para a humanidade e que ela não é uma instituição falida, que “o futuro da humanidade passa pela família”, segundo o João Paulo II. A família está presente em todas as camadas da sociedade e merece respeito e cuidados.
ZENIT: Em vista da triste realidade das propostas contrárias à vida e à família que estão tramitando no Congresso, principalmente todo o tema da revisão do código penal Brasileiro – que contemplará alguns pontos contrários à moral católica, como a descriminalização do aborto, a liberação das drogas, a legalização da prostituição como sendo um trabalho com carteira assinada, etc – o que é que as Equipes de Nossa Senhora estão fazendo, a nível nacional, para frear tais propostas contrárias à família e à sociedade?
CIDA E RAIMUNDO: Existem casais equipistas em todos os cantos deste Brasil engajados em projetos em prol da família, junto à Pastoral Familiar nos âmbitos das dioceses e das paróquias. O ponto alto das ENS é o testemunho coerente dos casais, que acreditamos ser um caminho para se retomarem os valores humanos e cristãos, em especial no tocante à defesa da VIDA.

Envie a um amigo Imprima esta notícia

Nenhum comentário: