segunda-feira, 27 de agosto de 2012

REFLEXÕES DAS LEITURAS DE HOJE


27/08/12 - 2a. Feira Santa Mônica

– 2 Tessalonicenses 1,1-5.11-12 – “um sinal do justo juízo de Deus”

Todos nós que, embora passando por sofrimentos e tribulações, continuamos firmes no serviço do Senhor, estamos sendo dignos da nossa vocação. Vocação é um chamado ao serviço de Deus e a nossa fidelidade a esse chamado far-nos-á participante da glória de Deus pela graça de Jesus Cristo. A fé e a perseverança são um sinal do justo juízo de Deus para nós. Progredimos na fé na medida em que perseveramos no amor de Deus para com os nossos irmãos. Uma fé ativa se manifesta por meio de uma caridade atuante e não apenas de palavras e conselhos. O nome do Senhor Jesus é glorificado em nós em virtude da graça de Deus que atua na nossa vida e nos dá condições para vivermos desde já, uma vida santa. Somos julgados dignos do reino de Deus se nós permanecermos no Seu amor. A vivência do amor de Deus é pré-requisito para que estejamos inseridos no Seu reino. – Você tem sido fiel à sua vocação? – Você já descobriu a sua vocação dentro do reino de Deus? – A que estado de vida você se sente chamado (a). –Você sabia que em qualquer estado de vida, você pode servir ao Senhor dentro de uma vocação?

Salmo 95 – “Anunciai as maravilhas do Senhor entre todas as nações!”

Dê sua resposta ao Senhor hoje, orando com este Salmo, assumindo o seu chamado de filho (a) de Deus. Cante ao Senhor um canto novo e bendiga o seu santo nome, pois Ele é digno de louvor e de adoração. Louve-O porquê foi Ele quem fez o céu e a terra e nela colocou tudo de que você precisa para ser pleno de graça e de santidade.

Evangelho – Mateus 23, 13-22 – “ somos também guias cegos?”

Assim como os fariseus e os mestres da lei, nós podemos estar fechando o reino de Deus para os que estão chegando, com a nossa vaidade, orgulho, inveja e egoísmo. Assim fazendo seremos os mais dignos da ira de Deus e seremos alcunhados também de “guias cegos”. Tornamo-nos guias cegos quando queremos atrair alguém para seguir a Jesus e depois que o conseguimos viramos obstáculo para o seu crescimento espiritual por causa dos formalismos, das leis e de outras invenções. Dizemos que somos evangelizadores e anunciadores da Palavra de Deus, no entanto impedimos a que as pessoas assumam papel importante na edificação do reino de Deus porque não queremos perder a posição. Esquecemos o que é mais importante, o que é essencial e nos apegamos ao secundário. O essencial é o amor, é o acolhimento, é a misericórdia. Por isso, precisamos estar atentos (as) quanto às nossas atitudes com os que se convertem ao reino de Deus, pois o Senhor está vigilante em relação ao nosso desleixo pelas coisas do reino. - Qual seria a atitude que poderíamos tomar e que fecharia o reino de Deus para as outras pessoas? – Você sabe compreender o erro das pessoas quando elas estão no início da caminhada? – Você gosta de censurar as outras pessoas? – Você que tem mais algum tempo de caminhada se sente superior àqueles que estão chegando?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: