segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

DADOS SOBRE A RENUNCIA DO PAPA BENTO XVI

 


padre-Brendan200*Pe. Brendan Coleman Mc Donald.

A porta-voz oficial do Vaticano, Padre Frederico Lombardi, ofereceu várias informações a imprensa mundial entre 12 e 15 de fevereiro, 2013. Segue um resumo das perguntas feitas pelos jornalistas e as respostas dadas:

1 – Qual será a última aparição pública de Bento XVl como papa? Resposta: Será na Audiência Geral de quarta feira, dia 27 de fevereiro de 2013 na Praça de São Pedro. No dia 28 de fevereiro haverá a última audiência privada na Sala Clementina da Santa Sé com alguns cardeais.

2 – Bento XVl tem alguma doença grave? Resposta: Não. Bento XVl não tem nenhuma doença grave.

3 – É verdade que Bento XVl tem um marca passo? Resposta: Sim, desde que era Prefeito da Sagrada Congregação para a Doutrina e Fé. Há algumas semanas trocaram as baterias.

4 – A Encíclica sobre a Fé que Bento XVl estava escrevendo será publicada dado que ele não pode concluí-la? Resposta: Eventualmente, se for decidido torna-la pública, mas não como “encíclica”.

5 – Por que Bento XVl escolheu às 20.00 horas do dia 28 de fevereiro para completar seu ministério como papa? Resposta: Porque é a hora que ele normalmente termina o seu dia de trabalho.

6 – Para onde vai Bento XVl após sua aposentadoria como papa? Resposta: Inicialmente, por um período de dois meses para a residência de Castel Gondolfo. Depois, volta para o Vaticano para viver no mosteiro de clausura Mater Ecclesiae.

7 – É verdade que Bento XVl decidiu demitir-se durante sua viagem apostólica ao México? Resposta: Bento XVl amadureceu o tema de sua renúncia como uma etapa a mais no seu longo processo de reflexão e discernimento sobre este tema.

8 – Qual será o nome e o título de Bento XVl após o dia 28 de fevereiro? Resposta: Este assunto ainda está sendo ponderado. Existe uma certa unanimidade que o manterá o nome de Bento XVl e o título será “Bispo emérito de Roma”.

9 – Bento XVl vai participar do Conclave para eleger seu sucessor? Resposta: Não e nem fará parte do Colégio Cardinalício.

10 – Como Bento XVl irá se vestir após 28 de fevereiro? Resposta: Ainda não se sabe.

11 – A renúncia de um papa está prevista e regulamentada pelo Código de Direito Canônico? Resposta: Sim, está prevista no Código de Direito Canônico.

12 – O que vai acontecer com Mons. Georg Gänswein, secretário particular de Bento XVl e Prefeito da Casa Pontifícia? Resposta: O Mons. Georg Gänswein secretário particular de Bento XVl, vai acompanha-lo em Castel Gandolfo e depois ao mosteiro Mater Ecclesia, e também permanece Prefeito da Casa Pontifícia.

13 – Quem vai morar com Bento XVl no mosteiro Mater Ecclesia dentro do Vaticano depois de sua renúncia? Resposta: As Memores (um grupo de mulheres consagradas, membros da família pontifícia, que auxiliam o papa nas necessidades regulares da casa).

14 – A questão dos chamados “Vatileaks” influenciou a decisão do papa? Resposta: Não teve nenhuma relevância. Se você deseja receber informações corretas deve se limitar ao que disse o papa sobre a renúncia.

15 – Aproximadamente, quando poderia começar o Conclave? Resposta: As datas mais convincentes indicam que iniciará entre 15 e 20 de março.

16 – Bento XVl mudou as regras para a eleição de um papa nas últimas semanas? Resposta: Não. Não mudou recentemente as regras para a eleição de um papa. Em 2007 ele fez uma pequena alteração para mudar o sistema de votação, estabelecendo que é necessário uma maior de dois terços na votação realizada no Conclave.” O resto das normas vigentes continuam a ser as da constituição” Apostólica Universi Dominici Gregis”.

17 – Qual é o termo correto para descrever o que o papa fez? Resposta: “Renúncia” seria o termo mais específico e técnico, não “demissão” porque pressupõe que alguém aceita a demissão para que tenha efeito, no caso do papa, isso não é necessário.

18 – Existem lutas de poder no Vaticano? Resposta Em toda a instituição existe uma dinâmica que leva a opiniões diferentes, o que é sempre uma riqueza. Porém, afirmar que há lutas de poder no Vaticano não corresponde à realidade do que está acontecendo na Igreja.

19 – Bento XVl encontrará com o novo papa? Resposta: Não está programado que Bento XVl encontrará com o novo papa.

20 – Por que Bento XVl decidiu ficar, depois de dois meses em Castel Gandolfo num mosteiro no Vaticano e não retornar à Baviera, sua terra natal? Resposta: Bento XVl não mencionou claramente, mas a presença e oração de Bento XVl no Vaticano dá uma continuidade espiritual ao papado. Além disso, Bento XVl mora no Vaticano há mais de três décadas.

21 – Quais são as razões exatas dadas por Bento XVl para sua renúncia? Resposta: Na segunda-feira 11 de fevereiro, o Papa Bento XVl afirmou explicitamente que chegou “a certeza de que as minhas forças, devido à idade avançada, já não são idôneas para exercer adequadamente o ministério Petrina”, e também mencionou para governar a Igreja e anunciar o Evangelho é necessário “o vigor quer do corpo quer do espírito, vigor este, que nas últimas meses, foi diminuindo de tal modo em mim que tenho de reconhecer a minha incapacidade para administrar bem o ministério que me foi confiado”.

22 – Qual é a agenda oficial de Bento XVl de 11 a 28 de fevereiro,2013? Resposta: O calendário oficial de Bento XVl é o seguinte: 23 de fevereiro: Conclusão dos exercícios espirituais; 24 de fevereiro –último Angelus de Banto XVl na Praça de São Pedro; 25 de fevereiro, audiência privada com alguns cardeais; 27 de fevereiro última Audiência Geral de Bento XVl; 28 de fevereiro, às 11.00 horas saúda os cardeais na Sala Clementina do Vaticano. Às 17.00 hortas se transfere para Castel Gandolfo. Às 20 Horas começa a Sede Vacante23 – Pe. Lombardi disse (dia 21/2/´13) que “O papa Bento XVl poderá publicar um decreto, chamado “Moto Próprio”, para antecipar a celebração do Conclave depois de deixar o papado no dia 28. No dia 23 de fevereiro a Secretaria do Estado Vaticano publicou um comunicado deplorando a tentativa de condicionar o Colégio Cardinalício em vista do próximo Conclave e a “difusão de notícias muitas vezes não verificadas, ou não verificáveis, ou até mesmo falsas…com graves danos a pessoas e instituições”.

No dia 24 de fevereiro Pe. Francisco Lombardi escreveu: “Não faltam aqueles que procuram aproveitar do momento de surpresa e desorientação dos espíritos fracos para semear confusão e desacreditar a Igreja e o seu governo, usando instrumentos antigos – como maledicência, a desinformação, às vezes a calúnia – ou fazendo pressões inaceitáveis para condicionar o exercício do dever do voto de um ou de outro membro do Colégio dos Cardeais, considerados indesejáveis por um motivo ou outro”.

“Na maioria dos casos, aqueles que se colocam como juiz, fazendo pesados julgamentos morais, não têm de fato nenhuma autoridade para fazê-lo. Quem tem e3m mente em primeiro lugar dinheiro, sexo e poder, e está acostumado a ler com estes parâmetros as diferentes realidades, não é capaz de ver outra coisa nem mesmo na Igreja, porque o seu olhar não sabe fixar-se no alto ou descer em profundidade para acolher as dimensões e as motivações espirituais da existência. O resultado é uma descrição profundamente injusta da Igreja e de muitos dos seus homens”.

Fonte: Agência de notícias ZENIT, uma agência católica confiável.

*Redentorista e Assessor da CNBB Reg. NE1.

Nenhum comentário: