domingo, 31 de março de 2013

QUARTA-FEIRA DE TREVAS NO CRISTO REI


Na última quarta-feira,  a Paróquia Cristo Rei, no bairro Aldeota, em Fortaleza,  celebrou, a “Quarta-Feira da Esperança” e não “Quarta-Feira de Trevas”, “porque estamos iniciando a celebração da luz do Senhor, que é a luz do mundo”, comentou o pároco Eugênio Pacelli. E todos que iam entrando na Igreja se dirigiam a um dos quatro velários e acendiam velas em favor dos seus entes queridos que faleceram  e estão no purgatório.

A celebração foi iniciada com uma homenagem aos mais de 200 jovens que faleceram no incêndio da boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Apareceram no telão, colocado nas proximidades do presbitério, os seus nomes e suas fotografias.  Antes, o presidente da celebração mostrara uma estatística em que diz que aumentou em 500 por cento o número de jovens que perderam  as suas vidas nos últimos dez anos. Foram assassinados ou se suicidaram. Uns envolvidos com drogas, outros sem perspectivas de vida.

A Igreja de Cristo Rei  estava lotada naquele dia, com os fiéis participando da celebração e  ouvindo atentamente o que o celebrante  descrevia, em especial na homília, quando ele comentou o evangelho em que dizia “Na casa de meu Pai tem muitas moradas. Tem lugar para todo mundo. Ninguém pode ficar fora dela”.

Nesse momento, passam sobre os fiéis mantos pretos e os jovens, na volta,  trazendo mantos brancos, foi quando as luzes da Igreja, que estava na penumbra,  se acenderam para a entrada da imagem de Nossa Senhora, recebida com o canto: “Com minha mãe estarei, na santa glória um dia...”

No final, o padre Eugênio Pacelli foi para a porta principal da Igreja, que estava fechada. Com  um crucifixo,   bateu três vezes nela, que foi aberta simbolizando uma das portas do paraíso, que estavam fechadas para nós pelos nossos primeiros pais (Adão e Eva).

Nenhum comentário: