domingo, 31 de março de 2013

VIGILIA PASCAL NAS PARÓQUIAS SÃO VICENTE DE PAULO E SÃO JOÃO EUDES


A celebração da Vigília Pascal, na Igreja Matriz, da Paróquia São Vicente de Paulo, foi presidida pelo pároco Raimundo Neto, mas a cerimônia da Bênção do Fogo e da procissão do Círio Pascal, símbolo do Cristo Ressuscitado, foi com o padre Milton. A Igreja estava com suas dependências e uma das laterais, ou melhor, o salão de recepção, completamente tomadas por fiéis, que começaram a chegar cedo. A Solene Vigília Pascal, em São Vicente, foi antecipada em uma hora. Nos anos anteriores, ela se iniciava às 19 horas, mas neste ano foi às 18 horas, com três horas de duração.

PERPÉTUO SOCORRO

De São Vicente, o repórter se deslocou para a Paróquia São João Eudes, primeiramente, para a Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde a celebração foi presidida pelo padre Amado. Ele deu início a cerimônia  com a Bênção do Fogo, realizada em frente à Capela, onde fora acesa uma fogueira.

Para iniciar a cerimonia as luzes da capela foram apagadas e fora dela foi acesa uma fogueira e perto dela os fiéis. Logo em seguida, o padre Amado abençoou o fogo novo e preparou o Círio Pascal, dizendo palavras que falam da eternidade de Cristo. Na entrada da Capela, o presidente da celebração ergueu o Círio aceso e proclamou “Eis a luz de Cristo”, por três vezes, com a terceira sendo proclamada diante do altar. Depois o Círio foi colocado em lugar de destaque. Nesse momento, foram acesas as luzes da Igreja e o padre Amado; tocando violão, proclamou, cantando, a páscoa.

 IGREJA MATRIZ

Da Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, o titular do Blog seguiu para a Igreja Matriz (Menino Deus), que recebeu um número significativo de fiéis, para participar da Vigília Pascal, presidida pelo pároco, Padre Gabriel, numa celebração de muita beleza e significado.

 

Nenhum comentário: