quinta-feira, 13 de junho de 2013

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

13/06/2013 - 5ª-feira da 10ª Semana Tempo Comum


- 2 Cor. 3, 15—4,1.3-6 – “pregamos a Jesus Cristo, o Senhor.”

Pensamos que a Lei do Senhor nos tira a liberdade e, no entanto, São Paulo nos assegura que o “Senhor é Espírito e, onde está o Espírito do Senhor, aí está a liberdade.” Quem possui o Espírito Santo de Deus tem o véu do coração descerrado e obtêm a capacidade de viver uma nova vida, a conversão. A conversão é a nossa resposta ao dom da Fé impresso no nosso coração no Batismo. Os incrédulos, mesmo que batizados, têm a inteligência obscurecida porque não abriram o coração para acolher o dom da Fé. Os que enxergam com o espírito reconhecem que Jesus Cristo é o Senhor, por isso a sua luz brilha nas trevas, isto é, chamam atenção, são diferentes, pois apresentam ao mundo a face de Jesus e não o seu próprio semblante. – Qual ao rosto que você tem mostrado ao mundo? – Como você acha que poderá expressar ao mundo a face de Jesus? – Quais as virtudes de Jesus que você tem vivenciado no seu dia a dia?

Salmo 84 – “A glória do Senhor habitará em nossa terra.”

A glória do Senhor habita na terra na medida em que nós assumimos a missão de vivenciar na frente de todos, atos concretos de amor, de justiça, de paz. Assim fazendo o Senhor nos dará tudo o que é bom, e a nossa terra, isto é, a nossa vida, nos dará suas colheitas, como consequência do que nós vivenciamos. A nossa vida consiste na sucessão das palavras e pensamentos, dos atos, ações e omissões que praticamos.

Evangelho - Mateus 5, 20-26 – “reconciliação”

Jesus nivela por baixo e deixa no mesmo patamar as nossas atitudes que demonstram cólera, falta de perdão, intriga, maledicências, xingamento, com o ato de matar. Diante do Altar do Senhor têm a mesma obrigação, os que matam e os que injuriam e difamam: “deixa a tua oferta ali diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta.” Por isso é que Jesus disse que veio dar cumprimento a Lei. O “não matar” não significa apenas assassinar, tirar a vida, mas romper relacionamentos, rejeitar, desprezar, ficar indiferente. Talvez, nós que apresentamos a nossa oferta diante do altar do Senhor todos os dias ou todas as semanas, sejamos os primeiros que precisamos entender a Palavra desse Evangelho. – Faça uma reflexão da sua vida e perceba quantos relacionamentos você cortou apenas por falta de entendimento e de boa vontade. – Será que também você está enquadrado (a) no contexto das palavras de Jesus?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo caminho

Nenhum comentário: