domingo, 29 de dezembro de 2013

REFLETINDO SOBRE O EVANGELHO



Mateus 2,13-23

Festa da Sagrada Família: Jesus, Maria e José


Celebramos neste Domingo, logo após a solenidade do Natal, o Dia da Sagrada Família, recordando-nos que também Deus, ao encarnar-se, quis ter uma família e um lar na terra, cujo modelo nos é apresentado na liturgia de hoje.
Meditamos no Evangelho de hoje (Mateus 2, 13-23) a fuga do Egito e a instalação do lar em Nazaré. As 3 etapas da infância de Jesus: Belém, Egito e Nazaré, não são mera casualidade. Deus o conduz e seus pais o protegem. O Evangelista quer mostrar que, nestas etapas, se realiza a vinda da salvação para Israel e plenifica-se a missão do povo que também migra um dia do Egito à terra prometida.
O texto evangélico de hoje nos mostra a família de Jesus numa situação que evoca os sofrimentos do êxodo. Como aconteceu na história de Moisés, Jesus é ameaçado por uma autoridade que decreta a morte das crianças. A família de Jesus tem que fugir para sobreviver. Nessa situação, sobressai o cuidado e o senso de responsabilidade do justo José, providenciando segurança para Maria e o menino.
Em José podemos ver as preocupações de tantos pais e mães que garantem a vida de seus filhos, no meio das maiores dificuldades e sacrifícios. Os Herodes de hoje continuam ameaçando as crianças. A Sagrada Família não foi poupada das perseguições e incompreensões. Ela foi uma família provada. Ela jamais esteve isenta de tribulações, mas nem por isso desviou-se do caminho da fé e obediência  a Deus.
Olhando para a Família Sagrada de Nazaré, olhemos para nossa família hoje. A Família hoje não pode ser um quartel onde só se recebem ordens. Nem uma pensão, onde todos saem e entram a qualquer hora. Nem um salão de festa onde todos gritam, pulam, dançam, mas ela deve ser um lugar de paz, perdão, ternura, crescimento humano e espiritual, um verdadeiro santuário da vida. Sabemos que forças poderosas querem destruir a família. Até em conferências das Nações Unidas, insistiram fortemente contra a instituição familiar; contestando o sentido do casamento, da família e da maternidade. Na visão do plano de Deus ( trinitária, humana e unitária ) lutemos para manter vivas as nossas famílias e que, de fato, todas elas sejam uma pequena Nazaré, lugar de paz, alegria e vivência de amor a Cristo. Um bom domingo a todos!                

Padre Raimundo Neto,
Pároco de São Vicente de Paulo 











Nenhum comentário: