quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

CELEBRAÇÕES PRESIDIDAS PELO PAPA FRANCISCO EM MARÇO E AVRIL


Divulgado o programa das celebrações litúrgicas presididas pelo Santo Padre nos próximos dois meses - março e abril, que coincidem com o tempo de Quaresma e a celebração da Páscoa.
A 5 de março, às 17 horas, na basílica de Santa Sabina, na colina do Aventino, como manda a tradição, o Papa Francisco preside à Missa de abertura da Quaresma, com a bênção e imposição das Cinzas, celebração antecipada da procissão, a partir da igreja de Santo Anselmo.A partir do dia 9, I domingo da Quaresma, até à sexta-feira seguinte, 14 de março, terão lugar os Exercícios Espirituais do Papa com a Cúria Romana, numa Casa de Retiros de Ariccia, nos arredores de Roma.
No II domingo da Quaresma, 16 de março, o Santo Padre realiza, de tarde, uma visita pastoral à paróquia romana de “Santa Maria da Oração”. Uma outra visita pastoral terá lugar no V domingo da Quaresma, 6 de abril, a “uma paróquia romana”.
A meio da Quaresma, na Sexta-feira 28 de março, às 17 horas, o Papa preside na basílica de São Pedro a uma liturgia penitencial.Relativamente à Semana Santa, o programa decorre como é tradição:
- No Domingo de Ramos, 13 de abril, a partir das 9.30, na praça de São Pedro, bênção e procissão dos Ramos, seguida da Missa correspondente.- Na Quinta-Feira Santa, 17 de abril, na basílica de São Pedro, às 9.30, Missa Crismal.
- Sexta-feira Santa, às 17 horas, sempre na basílica do Vaticano, celebração da Paixão do Senhor.- A Vigília Pascal, às 20.30 do Sábado Santo, será também, como sempre, na basílica de São Pedro.
- A celebração eucarística do Domingo de Páscoa, 20 de abril, na praça de São Pedro, iniciará às 10.15. Ao meio-dia, da varanda central da basílica, a mensagem e a bênção do Papa “Urbi et Orbi” (à Cidade de Roma e a todo o mundo).(Nada se indica, neste momento, sobre a celebração da Ceia do Senhor, na Quinta-feira Santa, que normalmente tem lugar na basílica de São João de Latrão, considerada a sé do Bispo de Roma. No ano passado, o Papa Francisco celebrou nesse dia à tarde num centro prisional juvenil romano, procedendo ao Lava-pés de jovens detidos.)
Finalmente, a concluir o mês de abril, no dia 27, II domingo da Páscoa (domingo da Divina Misericórdia), na Praça de São Pedro, Papa Francisco preside à Missa em que canonizará os Papas João XXIII e João Paulo II. 
Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário: