terça-feira, 29 de abril de 2014

NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DE DOM ALOÍSIO OPPERMANN


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta pesar pelo falecimento de dom Aloísio Roque Oppermann, arcebispo emérito de Uberaba (MG), no último sábado, 26. De acordo com informações da arquidiocese, a causa da morte foi dada como indeterminada. Dom Oppermann tinha diabetes e doença coronária. O texto é assinado pelo bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, que presta solidariedade aos familiares de dom Roque, a dom Paulo Mendes Peixoto e à arquidiocese de Uberaba. Leia, na íntegra, a nota: 

Nota de pesar pelo falecimento de dom Aloísio Roque Oppermann
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta pesar pela morte de dom Aloísio Roque Oppermann, SCJ, arcebispo emérito de Uberaba (MG), ocorrida no sábado, 26 de abril. Nesta despedida, chega ao coração de todos a mensagem de fé que marcou a trajetória de vida deste nosso irmão, em seu lema episcopal: “Cristo é o Senhor”.
Em 1983, dom Roque foi nomeado por São João Paulo II como primeiro bispo de Ituiutaba (MG), até ser transferido, em 1988, para a diocese de Campanha (MG). Em 1996, foi nomeado arcebispo de Uberaba (MG), onde atuou até 2012. Também neste período teve uma atuação muito importante em nossa Conferência, onde foi membro do Conselho Permanente de 2008 a 2011. Destacou-se, também, por partilhar reflexões com seus diocesanos em diversos periódicos e em alguns livros.
Prestamos nossa solidariedade aos familiares de dom Roque, a dom Paulo Mendes Peixoto e à Arquidiocese de Uberaba. Confiamos ao Pai do Céu este nosso irmão, que agora contempla a glória do Ressuscitado como prêmio por todo bem que realizou pela obra do Reino de Deus.
Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB

Nenhum comentário: